Em ranking de países emergentes, a USP é a melhor da América Latina

Além da USP, foram classificadas as 442 melhores universidades de 43 países considerados emergentes

 15/01/2019 - Publicado há 5 anos     Atualizado: 10/12/2019 as 14:14
Por
Prédio da Reitoria, localizado na Cidade Universitária Armando de Salles Oliveira – Foto: Marcos Santos/USP Imagens

Na 15ª posição, a USP continua sendo a universidade brasileira mais bem colocada no Emerging Economies Rankings 2019, divulgado hoje, dia 15 de janeiro, pela consultoria britânica de educação superior Times Higher Education (THE). O ranking classifica as 442 melhores universidades de 43 países considerados emergentes.

As universidades chinesas dominaram o ranking, com sete instituições entre as dez melhores. As primeiras posições ficaram com a Universidade de Tsinghua (1ª colocada), Universidade de Beijing (2ª) e Universidade de Zhejiang (3ª).

Ao todo, 36 universidades brasileiras entraram na classificação. As mais bem colocadas foram a USP, em 15º lugar; a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), em 40º; a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ), em 73º; e a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), em 97º.

A classificação utiliza os mesmos 13 indicadores de desempenho do ranking mundial do THE, porém adaptados para refletir as características e as prioridades de desenvolvimento das universidades dos países do bloco. Os indicadores são agrupados em cinco categorias: ambiente de ensino, inovação, internacionalização, pesquisa (volume, investimento e reputação) e citações (influência da pesquisa).

Liderança na América Latina

O Emerging Economies Rankings 2019 confirma a posição de liderança da USP na América Latina. Além das universidades brasileiras, foram avaliadas instituições da Argentina, México, Chile, Colômbia e Peru, e as mais bem classificadas foram: a Universidad Diego Portales (Chile), na 80ª posição; o Instituto Tecnológico y de Estudios Superiores de Monterrey (México), na 90ª posição; e a Pontificia Universidad Javeriana (Colômbia), na 95ª.

No ranking principal do THE, o World University Ranking 2019, divulgado no dia 26 de setembro, a USP é a universidade latino-americana mais bem avaliada. Posicionada no grupo 251-300, a USP equiparou-se a instituições como a Universidade do Estado da Carolina do Norte (EUA), a Universidade de Surrey (Reino Unido) e a Universidade de Osaka (Japão). Em duas das cinco categorias, Ensino e Pesquisa, a USP se destacou e apareceu entre as 100 melhores instituições.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.