“Quando chegar a sua vez de se vacinar contra a covid-19, não deixe de fazê-lo”, afirma reitor da USP

Nesta sexta, dia 26 de março, o reitor da USP tomou a primeira dose da vacina da covid-19. Em depoimento, ele destaca a importância da vacinação em massa

 27/03/2021 - Publicado há 3 anos     Atualizado: 05/04/2021 as 18:48
O reitor Vahan Agopyan toma primeira dose da vacina Coronavac em posto de saúde de São Paulo – Foto: Arquivo pessoal

 

Na última sexta-feira, dia 26 de março, tomei a primeira dose da vacina contra a covid-19, da Coronavac, produzida pelo Instituto Butantan. Considero a vacinação como uma ação coletiva, pois a pessoa que toma se resguarda da doença e, ao mesmo tempo, contribui para a diminuição da transmissão do vírus, protegendo, assim, sua família, amigos, colegas e todas as pessoas que eventualmente ficam próximas a ela no dia-a-dia. Por isso, a população tem que ser informada desse compromisso coletivo para o combate da pandemia.

Sei que apenas iniciei o processo de imunização, que deve demorar algumas semanas, talvez até dois meses. Com o tempo, meu corpo será estimulado a formar anticorpos. Depois tomarei a segunda dose para reforçar essa ação e, ainda, aguardar mais algumas semanas, para que eu possa me considerar protegido dentro da confiabilidade da vacina.

De qualquer forma, mesmo quando eu estiver protegido, ainda terei que manter todas as precauções adotadas, como a limpeza das mãos, o distanciamento e o uso de máscaras, pois a proporção da população vacinada ainda será pequena e eu poderei ser um transmissor para as pessoas não vacinadas.

Cumpri com meu compromisso cívico e estou colaborando para combater a pandemia. Quando chegar a sua vez de se vacinar contra a covid-19, não deixe de fazê-lo.

Abraços,

Vahan Agopyan


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.