Programa Vem pra USP! tem número recorde de inscritos em 2019

Foram quase 140 mil estudantes do ensino médio, oriundos de 3.619 escolas do Estado de São Paulo, localizadas em 602 municípios

16/04/2019 - Publicado há 5 anos     Atualizado: 10/12/2019 as 15:23
“O resultado alcançado em 2019 superou as expectativas”, afirmou o idealizador do programa, Antonio Carlos Hernandes – Foto: Marcos Santos/USP Imagens

O programa Vem pra USP! registrou, em 2019, número recorde de inscritos. Foram quase 140 mil estudantes do ensino médio que se inscreveram para participar da Competição USP de Conhecimentos (CUCo), oriundos de 3.619 escolas do Estado de São Paulo, localizadas em 602 municípios. No ano passado, o número de inscritos ficou na marca de 50 mil estudantes, de 2.743 escolas em 528 municípios.

A CUCo é uma parceria entre a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, a Universidade e a Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest) para incentivar os estudantes da rede pública de ensino paulista a ingressar nos cursos de graduação da USP e, ao mesmo tempo, estimulá-los a melhorar o desempenho nas disciplinas que compõem o conteúdo programático dos processos seletivos de acesso ao ensino superior.

O vice-reitor Antonio Carlos Hernandes – Foto: Marcos Santos/USP Imagens

“O resultado alcançado em 2019 superou as expectativas”, salientou o idealizador do Vem pra USP! e vice-reitor da Universidade, Antonio Carlos Hernandes. “É a primeira vez que a USP tem esse contingente de alunos oriundos de escolas públicas participando de uma atividade  que busca oferecer ao estudante a oportunidade de vivenciar o funcionamento do processo de ingresso em uma universidade pública. A contribuição dos colaboradores foi essencial para que atingíssemos elevado número de escolas em 93% das cidades do Estado de São Paulo. Todos trabalhando para aproximar a Universidade das escolas públicas e, ao mesmo tempo, melhorando a autoestima dos alunos, dos professores e dos envolvidos com o ensino na rede pública”, comemorou.

Como é a competição

Pode participar da CUCo quem está no 1º, 2º ou 3º ano do ensino médio ou técnico. A competição é um desafio com duas provas aplicadas pela Fuvest, a mesma fundação responsável pelo vestibular da USP.

A primeira fase da competição é on-line, com 18 questões de múltipla escolha sobre língua portuguesa, conhecimentos gerais, ciências e matemática. Aqueles com melhor desempenho avançam para a segunda fase, que é presencial. O conteúdo inclui testes de português, matemática, ciências e atualidades. Os mais bem classificados dos três anos do ensino médio e técnico recebem prêmios.

Entre as premiações estão monitoria de matemática pela internet com universitários da USP; para alunos do 3º ano, a isenção da taxa do vestibular da USP, organizado pela Fuvest; certificados; para alunos do 1° e 2° anos, bolsas Santander de iniciação científica na Universidade; oportunidade de concorrer a vagas de estágios do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE); visitas à USP e prêmios para os professores, escolas e grêmios estudantis.

Calendário

Este ano, as provas on-line poderão ser feitas no período de 22 a 26 de abril. A lista de aprovados para a segunda fase será divulgada no dia 14 de maio. A prova presencial será realizada na escola onde o aluno está matriculado no dia 6 de junho, das 8h às 11h. O resultado será divulgado no dia 18 de junho.