Programa USP-Cofecub completa 25 anos de cooperação acadêmica

Para celebrar a data, um encontro foi realizado com pesquisadores brasileiros e franceses

28/11/2018 - Publicado há 5 anos
O evento foi realizado no dia 27 de novembro, na Sala do Conselho Universitário, e contou com a presença de pesquisadores e dirigentes das duas instituições – Foto: Marcos Santos/USP Imagens

“Quando a USP surgiu, em 1934, os dirigentes da época foram muito sensatos ao convidar pesquisadores estrangeiros, dentre os quais muitos franceses, para ajudar a consolidar a instituição e a definir suas diretrizes. Desde então, a França tem sido um dos nossos principais parceiros internacionais, e programas de longo prazo – como esse, com o Cofecub – ajudam a fortalecer a relação entre os pesquisadores dos dois países”, afirmou o reitor Vahan Agopyan na abertura da cerimônia que marcou os 25 anos do Programa USP-Cofecub, parceria firmada entre a Universidade e o Comitê Francês de Avaliação da Cooperação Universitária com o Brasil.

O evento foi realizado na manhã do dia 27 de novembro, na Sala do Conselho Universitário, e contou com a presença de dirigentes e pesquisadores dos dois países, além de representantes do governo francês.

O professor Adnei Melges de Andrade, que presidiu a antiga Vice-Reitoria de Relações Internacionais da USP entre os anos de 2010 e 2014, e o ex-presidente do Cofecub, Pierre Jaisson, falaram sobre o desenvolvimento histórico da parceria entre a USP e as instituições francesas. A seguir, os pesquisadores Nilton Morimoto, Christophe Chevillard, Giuliano Giacalone e Christophe Delacourt falaram sobre o impacto do programa na Pós-Graduação e na pesquisa.

O presidente da Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional (Aucani), Raul Machado Neto, e o atual presidente do Cofecub, Bernard Dreyfus, encerraram o evento. “A França é o nosso terceiro principal parceiro em termos de publicações conjuntas com a USP. Tenho a certeza de que essa celebração fortalece ainda mais a nossa parceria”, afirmou Machado.

O reitor Vahan Agopyan (centro) lembrou que os laços entre a USP e a França remontam à criação da Universidade – Foto: Marcos Santos/USP Imagens

25 anos de parceria

Criado em 1994, o Programa USP-Cofecub estabelece a colaboração acadêmica entre a Universidade e o Comitê Francês de Avaliação da Cooperação Universitária com o Brasil (Cofecub). O objetivo do programa é fomentar e desenvolver a cooperação por meio de intercâmbio de pesquisadores, realização de pesquisas conjuntas entre grupos da USP e da França, troca de informações entre as duas comunidades científicas e formação de jovens pesquisadores.

Pelo lado francês, o programa é financiado pelos Ministérios das Relações Exteriores e de Educação daquele país e coordenado pelo Cofecub. Pelo lado brasileiro, o programa é financiado e coordenado pela USP, e executado pela Aucani, em parceria com a Pró-Reitoria de Pesquisa da USP.

O cônsul-geral da França em São Paulo, Brieuc Pont, lembrou que “esse é um dos programas bilaterais mais emblemáticos entre os dois países e a USP é o seu principal pilar, apoiando as bases sólidas da cooperação. Ao todo foram mais de 150 projetos desenvolvidos, 350 mobilidades e 300 doutorandos formados, sempre com essa vontade de equilíbrio e reciprocidade”.