Programa Renova é um dos vencedores do Prêmio Baldur Oscar Schubert

O prêmio reconhece as melhores práticas e tecnologias na gestão do absenteísmo, reabilitação profissional e inclusão social

11/10/2019 - Publicado há 5 anos     Atualizado: 14/10/2019 as 11:05
Em 2018 foi realizada a cerimônia de entrega dos certificados aos 27 servidores que participaram da primeira edição do Programa Renova – Foto: Cecília Bastos/USP Imagem

A USP é uma das vencedoras da 9ª edição do Prêmio Baldur Oscar Schubert de Gestão do Absenteísmo e Reabilitação Profissional, concedido pelo Centro Brasileiro de Segurança e Saúde Industrial (CBSSI), organização comprometida com a capacitação de profissional.

O prêmio destaca as melhores iniciativas relacionadas aos temas da reabilitação, inclusão, acessibilidade, responsabilidade social e promoção da saúde. A Universidade venceu na categoria Órgãos Públicos, com o Programa de Aperfeiçoamento e Renovação Funcional (Renova).

“A premiação é motivo de orgulho para todos. É o reconhecimento de um projeto estruturado entre vários setores da Universidade, trabalhando em prol da comunidade de servidores e alinhado com as diretrizes da Administração Central para a valorização dos recursos humanos”, afirmou o diretor do Departamento de Recursos Humanos (DRH) da USP, Fernando Luís Medina Mantelatto.

A entrega do prêmio será realizada no dia 25 de novembro, como parte das atividades do 12º Congresso Gestão do Absenteísmo e Reabilitação Profissional, promovido pelo CBSSI.

Renova

Coordenado pelo Departamento de Recursos Humanos da Coordenadoria de Administração Geral (Codage), e executado em parceria com o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT) e com a Escola Técnica e de Gestão da USP, o Renova possibilita a readaptação funcional a servidores de nível básico com restrições médicas no desenvolvimento de atividades habituais. Esses funcionários têm a oportunidade de buscar novas áreas de atuação, em condições mais adequadas ao seu perfil e em sinergia com as necessidades da Universidade.

O programa é constituído por diversas etapas, como inscrição dos servidores pré-elegíveis, avaliação médico-ocupacional, acolhimento do servidor, entrevistas para análise dos perfis, capacitação, definição das atividades e ambiente de trabalho e o acompanhamento do processo de readaptação.

Durante todas as fases do programa, os participantes são orientados por profissionais do DRH, do SESMT e da Escola Técnica e de Gestão da USP.

A primeira edição do Renova foi realizada em 2017, no campus USP da capital, e concedeu a certificação a 27 servidores técnicos e administrativos participantes do projeto. O sucesso e a repercussão da iniciativa motivaram a Administração Central a expandir o programa para os campi do interior, contando também com o suporte dos Centros de Serviços Compartilhados em Recursos Humanos, dos Serviços de Saúde Ocupacional, dos Serviços de Promoção Social das Prefeituras e das Unidades Básicas de Assistência à Saúde (Ubas).