Professora da Faculdade de Medicina é homenageada pelo Tribunal de Contas da União

Ludhmila Abrahão Hajjar foi uma das agraciadas com o Grande-Colar do Mérito do TCU, que destaca personalidades por seus méritos excepcionais ou contribuição ao controle externo

15/02/2023 - Publicado há 1 ano     Atualizado: 17/02/2023 as 10:43
A cerimônia de entrega da 19ª edição do Grande-Colar do Mérito do TCU foi realizada no dia 14 de fevereiro, em sessão extraordinária do Plenário do Tribunal – Foto: Tribunal de Contas da União

A médica cardiologista e professora da Faculdade de Medicina, Ludhmila Abrahão Hajjar, foi uma das agraciadas com o Grande-Colar do Mérito do Tribunal de Contas da União (TCU). A entrega da homenagem foi realizada ontem, dia 14 de fevereiro, em sessão extraordinária do plenário do Tribunal de Contas da União, em Brasília, e contou com a presença do reitor da USP, Carlos Gilberto Carlotti Junior.

Ludhmila foi homenageada por sua atuação durante a pandemia da covid-19, atuando como chefe da UTI do Instituto do Coração (Incor), publicando artigos científicos em revistas especializadas e agindo em defesa da ciência.

“A ciência precisa ser reconhecida e tratada como essencial ao desenvolvimento do Brasil. A pesquisa brasileira nunca viveu uma crise tão grande quanto a atual, com o desmonte de programas de pesquisa, com a crise inigualável das universidades e os infelizes cortes orçamentários. É tarefa de primeira ordem recuperarmos e valorizarmos a ciência no Brasil. A ciência e a tecnologia têm de atuar no combate à fome, na produção dos insumos para as vacinas, no enfrentamento das mudanças climáticas. Enfim, são instrumentos vitais para a autonomia brasileira”, afirmou Ludhmila, que discursou em nome de todos os agraciados.

O presidente do TCU, ministro Bruno Dantas, lembrou que a solenidade integra a comemoração pelos 130 anos do TCU. “Essa cerimônia coincide com um momento histórico para esta Casa, qual seja a celebração de 130 anos da instalação do TCU, por ato do então ministro da Fazenda, Serzedello Corrêa, em 17 de janeiro de 1893, quando a nossa democracia ainda nascia”, afirmou o ministro.

A professora Ludhmila Abrahão Hajjar, o reitor Carlos Gilberto Carlotti Junior (centro) e o presidente do TCU, ministro Bruno Dantas – Foto: Tribunal de Contas da União

O vice-presidente do TCU, Vital do Rêgo, saudou os homenageados e ressaltou a importância de buscar inspiração em atores externos para instituições como o Tribunal.

Grande-Colar do Mérito

Criado em 2003, o Grande-Colar do Mérito do Tribunal de Contas da União homenageia personalidades nacionais ou estrangeiras que tenham se destacado por seus méritos excepcionais ou por relevante contribuição ao controle externo.

Além de Ludhmilla Hajjar, também foram homenageados o ex-presidente Michel Temer; o ex-governador do Espírito Santo, Paulo César Hartung Gomes; o ministro da Defesa, José Mucio Monteiro; o fotógrafo Sebastião Salgado; o jornalista Ribamar Oliveira (in memoriam); a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), representada pelo seu presidente, Mário Moreira; e o Instituto Butantan, representado pelo seu diretor, Esper Georges Kallás, também professor da Faculdade de Medicina da USP.

Entre as personalidades que prestigiaram a cerimônia, estavam a procuradora-geral do Ministério Público junto ao Tribunal de Contas da União (MP-TCU), Cristina Machado da Costa e Silva; o ministro decano do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes; e o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira.