Professora da Esalq recebe título de Doutor Honoris Causa

Honraria foi outorgada por sua contribuição para o sucesso da colaboração científica entre países dos hemisférios Norte e Sul

28/05/2019 - Publicado há 5 anos     Atualizado: 29/05/2019 as 15:34
Clarice (ao centro) foi homenageada pela Universidade de Hasselt, em cerimônia realizada na cidade de Bruxelas – Foto: Divulgação

A professora titular do Departamento de Ciências Exatas da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), Clarice Garcia Borges Demétrio, foi agraciada com o título de Doutor Honoris Causa da Universidade de Hasselt. A cerimônia foi realizada na cidade de Bruxelas, na Bélgica, no dia 15 de maio.

Na ocasião, cinco universidades flamengas homenagearam pesquisadores que contribuíram de forma expressiva para o sucesso da colaboração científica entre países dos hemisférios Norte e Sul. O evento também comemorou os vinte anos do projeto Conselho Interuniversitário de Flandres – Cooperação Universitária para o Desenvolvimento (VLIR-UOS, na sigla em inglês), órgão financiador de programas voltados a estudantes de países em desenvolvimento.

Além da docente da USP, a honraria foi entregue aos professores José Ramon Saborido Loidi (Cuba), pela Universidade Livre de Bruxelas; Leymah Roberta Ghowee (Libéria), pela Universidade de Gante; Niteranya Sanginga (República Democrática do Congo), pela Universidade Católica de Leuven; e Jean-Jacques Muyembe Tamfun (República Democrática do Congo), pela Universidade de Antuérpia.

Os homenageados e os representantes das universidades que concederam o título de Doutor Honoris Causa aos pesquisadores – Foto: Divulgação

Clarice colabora com uma das ações coordenadas pela Universidade de Hasselt desde 2007, lecionando a disciplina Projeto de Experimentos Agrícolas, oferecida no Mestrado em Estatística. “Para essa disciplina, a instituição recebe 16 alunos anualmente, vindos dos mais diversos países da África, da Ásia e da América Central, todos com bolsas de estudo da VLIR-UOS”, explicou a professora.

“A homenagem à professora Clarice é fruto de seu trabalho de décadas e representa o reconhecimento de instituições de excelência, como as universidades da Bélgica”, destacou o reitor Vahan Agopyan.

Clarice Garcia Borges Demétrio possui graduação em Engenharia Agronômica, mestrado e doutorado em Agronomia, na área de Estatística e Experimentação Agronômica, todos pela USP, e pós-doutorado pelo Imperial College de Londres. Tem experiência na área de Probabilidade e Estatística, com ênfase em Probabilidade e Estatística Aplicadas, atuando, principalmente, em modelos lineares generalizados e extensões.

(Com informações da Divisão de Comunicação da Esalq)