Professor Emérito da USP recebe o Prêmio Scopus 2020

Celso Lafer foi o homenageado pela Universidade Hebraica de Jerusalém

09/03/2020 - Publicado há 4 anos     Atualizado: 13/03/2020 as 18:59
Divulgação: Confederação Israelita do Brasil

O Professor Emérito da USP, Celso Lafer, foi o vencedor do Prêmio Scopus 2020, concedido anualmente a personalidades ou associações que se destacaram por seus esforços humanitários, científicos, políticos e culturais, contribuindo para o aprimoramento e a divulgação da Universidade Hebraica de Jerusalém (UHJ).

O prêmio foi entregue em um jantar oferecido pela Sociedade Amigos da Universidade Hebraica de Jerusalém, no último dia 3 de março.

Em seu discurso, Celso Lafer falou de sua experiência como empresário e diplomata, destacando como traço mais forte de sua trajetória a carreira de professor universitário, atento à vocação interdisciplinar, da missão do ensino, da pesquisa e da extensão de serviços à comunidade.

“Foi o que norteou os meus 40 anos de magistério na Faculdade de Direito da USP, e também a minha ação no período em que presidi a Fapesp – a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Faço este registro porque foi a minha condição e vivência de professor universitário que motivou, no plano pessoal, meu apoio e grande apreço pela Universidade Hebraica de Jerusalém”, afirmou Lafer.

Entre os presentes estavam a presidente da Sociedade Amigos da UHJ no Brasil, Dora Brenner; o reitor da USP, Vahan Agopyan; o presidente do Hospital Albert Einstein, Sidney Klajner; o presidente do Conselho Deliberativo do Einstein e do Conselho Consultivo da Confederação Israelita do Brasil (Conib), Claudio Lottenberg; o cônsul-geral de Israel em São Paulo, Alon Lavi; o rabino Michel Schlesinger.

O Prêmio Scopus reflete a tradição de excelência que traduz a filosofia da Universidade Hebraica de Jerusalém. Ele é atribuído a um indivíduo ou associação que tenha se destacado em sua respectiva área e cujos esforços humanitários, científicos, empresariais, políticos e culturais tenham contribuído para o aprimoramento e a divulgação das atividades da Universidade Hebraica de Jerusalém, do Estado de Israel, do povo judeu e da Humanidade.

Algumas das personalidades mundiais que já receberam o Prêmio Scopus foram: Zubin Mehta, Roman Polanski, Bill Clinton, Dalai Lama e Tony Blair. No Brasil, a honraria foi concedida a José Mindlin, Gilberto Gil, Miguel Nicolelis, João Dória Junior, Luís Fernando Veríssimo e ministro Nelson Jobim, entre outros.

Com informações da Confederação Israelita do Brasil