Pró-Reitoria de Pesquisa seleciona eventos sobre os grandes desafios da ciência

O objetivo é incentivar a realização de seminários, palestras ou debates on-line sobre os grandes desafios da ciência

 10/08/2020 - Publicado há 4 anos     Atualizado: 07/12/2020 as 11:54
Por
Foto: Pixabay CC

Estão abertas as inscrições para o edital Grandes Desafios da Ciência, da Pró-Reitoria de Pesquisa, que apoiará a realização de eventos científicos na USP, de caráter multidisciplinar, que incentivem a discussão e o diagnóstico de temas desafiadores de qualquer área do conhecimento.

As propostas devem ser elaboradas por grupos de, no mínimo, três Núcleos de Apoio à Pesquisa (NAPs) e enviadas para a Pró-Reitoria de Pesquisa até o dia 17 de agosto. Para mais informações, consulte o edital disponível na página da Pró-Reitoria.

Os projetos contemplados receberão ajuda financeira para o pagamento de despesas com a organização do evento, edição de vídeos, design visual e divulgação em mídias eletrônicas. Entre os critérios para a seleção estão o impacto do evento para a área de conhecimento, a interação dos NAPs e a relevância acadêmica do pesquisador convidado. O valor total disponível para o edital é de R$ 100 mil.

Em decorrência da pandemia da covid-19, os eventos deverão ser realizados virtualmente, em formato livre, até o final de 2020. A gravação deverá ser disponibilizada em plataforma on-line de livre acesso após sua realização, bem como os resumos dos trabalhos apresentados e as discussões realizadas.

Outro edital da Pró-Reitoria de Pesquisa, lançado em junho, disponibilizou R$ 100 mil para a realização de eventos científicos on-line, que abordassem temas de pesquisas de todas as áreas, na fronteira do conhecimento. Ao todo, 59 propostas foram submetidas, das quais 11 foram selecionadas. Confira o resultado final do Edital de Apoio a Eventos Científicos On-line, divulgado no dia 31 de julho.

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.