Pró-Reitoria de Graduação lança oito novas disciplinas este ano

Os conteúdos são multidisciplinares e estarão disponíveis para alunos de toda a Universidade

23/04/2019 - Publicado há 5 anos     Atualizado: 03/03/2021 as 17:02

.

A Pró-Reitoria de Graduação (PRG) vai lançar, no segundo semestre deste ano, oito novas disciplinas. São elas: Divulgação Científica: Importância e Princípios Básicos; Inovação e Empreendedorismo; Fundamentos em Empreendedorismo; Do Estresse à Boa Saúde Mental na Universidade; Carreiras Contemporâneas: Teorias e Aplicações; Fundamentos da Economia Circular; Introdução a Cloud Services Usando Swift com Ênfase em loT; e Inteligência Artificial, que está em fase final de elaboração.

Essas disciplinas têm uma característica peculiar: não estão vinculadas a nenhuma unidade de ensino específica, mas à Universidade como um todo. Além disso, não têm pré-requisitos e são oferecidas a alunos de todos os cursos de graduação da USP.

O pró-reitor de Graduação Edmund Chada Baracat – Foto: Cecília Bastos/USP Imagens

A base teórica das disciplinas é ministrada virtualmente, por meio do Portal e-Aulas. Assim, os alunos têm liberdade para gerenciar seus programas de estudos, pois não há quantidade máxima nem mínima de aulas a serem assistidas e o horário para acessá-las também é livre. A parte prática compreende atividades presenciais realizadas em grupos, dependendo da disciplina.

“Os conteúdos das novas disciplinas da PRG têm caráter transversal, são interunidades e multidisciplinares e podem ser cursadas por estudantes de todas as áreas do conhecimento. Assim, cumprimos uma das principais missões da Universidade, que é a formação integral do aluno”, destaca o pró-reitor de Graduação, Edmund Chada Baracat.

Integração

A ideia de criação das disciplinas da PRG surgiu após a análise dos resultados obtidos com o lançamento, em 2015, da disciplina optativa Aspectos Biodinâmicos da Prática Esportiva, vinculada à Escola de Educação Física e Esporte (EEFE).

A iniciativa teve grande aceitação por parte dos alunos, preenchendo as 500 vagas oferecidas no primeiro semestre de 2016. Diante desse resultado, a Comissão de Apoio ao Esporte no Ensino de Graduação (Caeg) reformulou e ampliou a oferta de vagas, ministradas em parceria com os centros esportivos dos campi.

Em 2017, a disciplina passou a ser vinculada diretamente à PRG e o número de vagas foi ampliado para 5 mil. A disciplina, ligada ao Escritório de Atividades Esportivas da PRG, já está em sua 6ª turma e conta com 2.638 alunos matriculados.

“Ao congregar alunos de diferentes unidades e cursos de graduação, a disciplina representa uma oportunidade ímpar para a promoção da integração acadêmica e o fortalecimento da identidade institucional”, afirma o diretor da EEFE e do Escritório de Atividades Esportivas, Júlio Cerca Serrão.

Campos de Pesquisa

Outra disciplina que já faz parte do leque da PRG é Tópicos de Pesquisa nas Ciências Contemporâneas. Criada em 2017, a disciplina, que está em sua terceira edição, oferece uma visão panorâmica e interdisciplinar das ciências contemporâneas, em diversas áreas do conhecimento, por meio de videoaulas e atividades presenciais, como palestras e seminários.

Nesse contexto, os estudantes formam redes de compartilhamento e avaliação de seus próprios textos visando ao desenvolvimento de repertórios de leitura e redação de textos de divulgação científica, bem como ao aprimoramento do uso da língua portuguesa. Semestralmente, a disciplina oferece 500 vagas.

O coordenador da disciplina e professor do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG), Enos Picazzio, considera que a diversidade dos alunos que compõem o que ele chama de “classe virtual” é um dos pontos positivos das disciplinas oferecidas pela PRG. “De semestre para semestre, o perfil dos estudantes muda, com um público de diferentes áreas, o que resulta em uma riqueza muito grande”, avalia Picazzio.

As inscrições para as novas disciplinas poderão ser feitas pelo sistema JúpiterWeb a partir do dia 15 de julho.