Pró-reitor de Pesquisa é admitido na Ordem Nacional do Mérito Científico

Além dele, mais seis professores da USP receberam a condecoração por suas contribuições à ciência brasileira

 14/08/2018 - Publicado há 6 anos
Por
As insígnias serão entregues em cerimônia a ser realizada no mês de outubro – Foto: Divulgação

O pró-reitor de Pesquisa, Sylvio Roberto Accioly Canuto, foi um dos admitidos na Ordem Nacional do Mérito Científico, na classe Comendador, área de Ciências Físicas.

A condecoração tem por finalidade premiar personalidades nacionais e estrangeiras que se distinguiram por suas relevantes contribuições prestadas à ciência e à tecnologia.

Além de Canuto, também foram admitidos na classe Comendador o pró-reitor adjunto de Pós-Graduação, Márcio de Castro Silva Filho, na área de Ciências da Terra, e o professor do Instituto de Matemática e Estatística (IME), Paolo Piccione, na área de Ciências Matemáticas.

Foram promovidos para a classe Grã-Cruz o diretor do Instituto de Física de São Carlos (IFSC), Vanderlei Salvador Bagnato, na área de Ciências Físicas; os professores Glaucius Oliva (IFSC), na área de Ciências Biomédicas; Paulo Eduardo Artaxo Netto, do Instituto de Física (IF), em Ciências da Terra; e Laura de Mello Souza, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH), na área de Ciências Sociais.

O anúncio dos agraciados foi feito pelo Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia, no dia 1º de agosto.

Em fevereiro deste ano, o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações abriu prazo de trinta dias para que as instituições ligadas à ciência puderam indicar candidatos à honraria. Em abril, uma comissão técnica, formada por representantes do Ministério, da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e da Academia Brasileira de Ciências (ABC), reuniu-se, no Rio de Janeiro, para avaliar o mérito das indicações e emitir um parecer para o Conselho da Ordem.

A cerimônia de entrega das insígnias e dos diplomas ocorrerá no mês de outubro, em Brasília.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.