USP sedia assembléia da Unión de Universidades de América Latina y el Caribe

28/04/2008 - Publicado há 16 anos

(Crédito: Ernani Coimbra)

Representantes de universidades estaduais e federais brasileiras participaram da assembléia da UDUAL

O Salão de Atos do Gabinete da Reitora sediou, no dia 25 de abril, a Assembléia Regional Brasil das Universidades Afiliadas à Unión de Universidades de América Latina y el Caribe (UDUAL), organismo não-governamental criado em 1949, que congrega mais de 160 instituições de ensino em 22 países da América Latina, com o propósito de promover programas de fortalecimento institucional e de fomento às atividades de intercâmbio nos âmbitos da graduação e da pós-graduação.

A pauta da Assembléia, que, segundo o secretário geral da UDUAL, Rafael Cordera, “foi um acontecimento histórico para a entidade, pois foi a primeira assembléia da Regional Brasil em muitos anos”, incluiu a definição das linhas estratégicas de ação e plano de trabalho para 2008. Dentre as propostas levantadas, destacam-se o desenvolvimento de programas de mobilidade estudantil e de professores brasileiros, latino-americanos e do Caribe, de formação de professores de espanhol e de integração entre as editoras universitárias.

Para a reitora da USP e presidente da Regional Brasil da UDUAL, Suely Vilela, os objetivos dessas propostas são os de “estimular a participação das universidades brasileiras e a integração entre as universidades latino-americanas e o sucesso delas depende de uma ação conjunta das instituições que estiveram hoje aqui representadas”.

O reitor da Universidade Federal do Mato Grosso, Paulo Speller, considera que “a UDUAL tem um grande potencial para a participação de universidades brasileiras, sobretudo as públicas de São Paulo e as federais do Brasil”. Segundo ele, as resoluções elaboradas pelos participantes da Regional Brasil durante a Assembléia serão encaminhadas ao ministro da Educação, Fernando Haddad, e ao presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Jorge Almeida Guimarães.

Também estiveram presentes ao evento a presidente da Comissão de Cooperação Internacional da USP, Marisa Aparecida Bismara Reginato D’Arce; a assessora do Gabinete da Reitora, Elizabeth Igne Ferreira; o coordenador acadêmico da UDUAL, Jorge Peralta; a coordenadora de Relações Internacionais da Universidade Federal de Uberlândia, Rossana Valéria de Souza e Silva; o coordenador de Relações Institucionais e Internacionais da Unicamp, Luiz Augusto Barbosa Cortés; e o coordenador de Relações Internacionais da Universidad Nacional Autônoma de México, Juan Carlos Nolte.