USP realiza simpósio para debater e propor ideias para a crise econômica

26/05/2009 - Publicado há 15 anos

No dia 27 de maio, às 14h, acontece o Simpósio “Crise, Universidade e Desenvolvimento”, no Auditório Prof. Francisco Romeu Landi, com organização do Centro de História da Ciência (CHC) e promoção da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária.

O objetivo do simpósio é tentar entender a expectativa que as diferentes entidades do Brasil têm em relação à USP e às universidades brasileiras neste momento de crise econômica. Para isso, foram formados cinco grupos de trabalhos, com professores de áreas diferentes da USP, em que discutiram como a USP pode contribuir para melhorar este cenário. A conferência inaugural será feita pelo diretor da Escola de Economia da Fundação Getúlio Vargas em São Paulo (FGV-SP), Yoshiaki Nakano, ex-secretário da Fazenda do Estado de São Paulo.

Depois, o simpósio terá duas mesas-redondas paralelas, a primeira com os coordenadores dos cinco grupos de trabalho da USP e, a segunda, com representantes de entidades de diversos setores. A primeira terá a coordenação do pró-reitor de Pós-Graduação da USP, Armando Corbani Ferraz; e os debatedores, Adolpho José Melfi, da área de agricultura e zootecnia; Carlos Antonio Luque, de economia e gestão; Flávio Fava de Moraes, de medicina e saúde; José Roberto Cardoso, de engenharia e tecnologia; e Sônia Penin, de Humanidades, os quais apresentarão as discussões realizadas em cada área sobre o tema do Simpósio.

Na segunda mesa-redonda, as entidades vão mostrar o trabalho que estão realizando no atual cenário econômico e dar propostas de como as universidades podem ajudá-los. Será coordenada pelo presidente do Centro de Integração Empresa Escola (CIEE), Ruy Martins Altenfelder Silva; e terá os debatedores, da Associação Comercial de São Paulo (ACSP); Sindicato dos Professores do Ensino Oficial de São Paulo (APEOESP); Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP); Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-SP); e Sindicato de Engenheiros do Estado de São Paulo (SEESP).

Após as discussões, um grupo de trabalho vai organizar um documento com as propostas levantadas pela mesa-redonda da USP e das entidades. O encerramento será feito pelo pró-reitor de Cultura e Extensão Universitária da USP, Ruy Alberto Côrrea Altafim. O auditório Prof. Francisco Romeu Landi fica no prédio da Administração da Escola Politécnica da USP, na Av. Prof. Luciano Gualberto, travessa 3, nº 380, na Cidade Universitária em São Paulo. A participação no simpósio é gratuita. Mais informações pelos telefones: 11 3091 3776/2063 e pelo e-mail: chcienca@usp.br