USP realiza primeira eleição on-line para representantes do Conselho Universitário

A USP realizou, no mês de fevereiro, a primeira eleição on-line para a escolha das categorias docentes de professor titular, professor associado e professor doutor, e respectivos suplentes, junto ao Conselho Universitário (Co).

24/02/2016 - Publicado há 8 anos

A USP realizou, no mês de fevereiro, a primeira eleição on-line para a escolha das categorias docentes de professor titular, professor associado e professor doutor, e respectivos suplentes, junto ao Conselho Universitário (Co).

A eleição foi coordenada pela Secretaria Geral da Universidade e o processo de votação e totalização dos votos ficou sob responsabilidade da Superintendência de Tecnologia da Informação (STI).

O sistema utilizado é baseado no Helios Voting, que foi primeiramente parametrizado e adaptado para atender às demandas da USP pela STI, por meio do seu Centro de Tecnologia de Informação de  São Carlos, com base numa versão inicial disponibilizada pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC).

Depois dessa adaptação, o sistema foi instalado no ambiente computacional da USP. Em seguida, os dados dos docentes (nome, número e e-mails) foram integrados ao Helios Voting para permitir o processo automático de envio de mensagens e monitoramento dos votos, bem como os resultados da eleição. As regras da eleição (publicadas na portaria GR nº 6721), as cédulas, as orientações e o critério para selecionar os eleitores docentes foram feitos pela Secretaria Geral.

A eleição seguiu a nova sistemática aprovada pelo Co, em novembro do ano passado, com a inscrição prévia de chapas dos candidatos e a apresentação do plano de gestão. Antes, a escolha dos representantes das categorias docentes era feita em duas fases: eleição na Unidade e, posteriormente, votação no Conselho.

Cerca de três mil docentes (54% do total de eleitores possíveis) participaram desse primeiro pleito on-line. A votação ocorreu nos dias 3 e 4 de fevereiro. No dia anterior à votação, os eleitores receberam um e-mail com o endereço eletrônico da votação e a senha de acesso.

“Foi uma experiência bem sucedida e atende a um anseio antigo da comunidade acadêmica”, avaliou o secretário geral da Universidade, Ignacio Maria Poveda Velasco, que destacou a participação significativa dos eleitores na votação.

O superintendente de Tecnologia da Informação, João Eduardo Ferreira, também ressaltou o sucesso da experiência. “Além de racionalizarmos o processo de votação, que antes pressupunha o uso do papel e um sofisticado aparato logístico para sua realização, disponibilizamos também uma infraestrutura computacional, que poderá ser compartilhada por toda a Universidade em quaisquer eleições que envolvam docentes, funcionários e alunos”, considerou.

Os eleitos

Para representante de professor titular, houve a inscrição de uma chapa, formada pelos professores Oswaldo Baffa Filho, da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP), como titular, e Amâncio Jorge Silva Nunes de Oliveira, do Instituto de Relações Internacionais (IRI), como suplente. A chapa foi eleita em primeiro turno, com 494 votos, dentre 623 votantes; 40 votos em branco e 89 votos nulos.

Três chapas se inscreveram para a categoria de professor associado. Como nenhuma delas obteve o quorum de maioria absoluta, foi realizado segundo turno, cuja votação entre as duas chapas mais votadas ocorreu nos dias 22 e 23 de fevereiro. O resultado foi divulgado pela Secretaria Geral no dia 24 de fevereiro.

Foram eleitos os professores Simone Rocha de Vasconcellos Hage, da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB), como titular, e Marcílio Alves, da Escola Politécnica (EP), como suplente.

A eleição para representante da categoria docente de professor  doutor também foi definida em segundo turno entre as duas chapas que se inscreveram. Para essa categoria, foram eleitos, como titular, José Renato de Campos Araújo, da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) e, como suplente, Marcello Modesto dos Santos, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH).

Mais de 2,5 mil eleitores (51,5% do total de eleitores possíveis) participaram das votações no segundo turno.