Universidade promove quinta edição da Feira das Profissões

Entre os dias 4 e 6 de agosto, os visitantes terão a oportunidade de conhecer Unidades de Ensino e Pesquisa, Museus e Órgãos da Universidade do campus de São Paulo e também do interior.

01/08/2011 - Publicado há 13 anos
A Feira tem o objetivo de oferecer aos jovens que estão prestes a definir seu futuro profissional informações fundamentais sobre os cursos da Universidade

Nos dias 4, 5 e 6 de agosto, das 9 às 17h, a Universidade de São Paulo (USP) promove a quinta edição da Feira das Profissões, uma iniciativa inserida no Programa “USP e as Profissões”, desenvolvida pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária.

A Feira tem o objetivo de oferecer aos jovens que estão prestes a definir seu futuro profissional informações fundamentais sobre os cursos da USP: disciplinas, grade de estudos, duração, estágios e mercado de trabalho. Para isso, professores, alunos e funcionários da Universidade, especialmente preparados, estarão à disposição para tirar as principais dúvidas dos visitantes, distribuindo material informativo, realizando experimentos científicos e apresentando ferramentas que ilustram o cotidiano das principais áreas de formação que a Universidade oferece. No ano passado, a Feira recebeu mais de 30 mil visitantes.

Serão montados 55 estandes, nos quais os estudantes terão a oportunidade de conhecer Unidades de Ensino e Pesquisa, Museus e Órgãos da Universidade do campus de São Paulo e também do interior.

Na Feira, o público poderá obter informações sobre o Vestibular 2012 da Fuvest e solicitar a isenção do pagamento da taxa de inscrição, cujo prazo se encerra no dia 5 de agosto. Além disso, poderá obter mais informações sobre as inscrições para o Programa de Avaliação Seriada (Pasusp), que estão abertas até o dia 24 de agosto.

Também serão realizadas dinâmicas de orientação vocacional, conduzidas por pós-graduandos e docentes do Instituto de Psicologia (IP), com aproximadamente 40 minutos de duração, em salas especiais no espaço da Feira. A inscrição deverá ser feita no local.

Outras atrações previstas são o Show da Física, com demonstrações lúdicas e interativas de conceitos da Física; a apresentação de minicarros de corrida desenvolvidos por alunos da Escola Politécnica; o Planetário da Estação Ciência; a Caixa de Luz Negra, equipamento capaz de verificar se a lavagem das mãos eliminou ou não as bactérias; oficinas de remo, futebol e capoeira, entre outras.

O evento será realizado no Centro de Práticas Esportivas (Cepeusp), localizado na Cidade Universitária “Armando de Salles Oliveira”, em São Paulo. É gratuito e aberto a todo o público. Os interessados em visitar a Feira podem se inscrever gratuitamente pelo site da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária. O Centro de Práticas Esportivas da USP está localizado à Praça 2, Prof. Rubião Meira, 61, na Cidade Universitária, em São Paulo.  Mais informações podem ser obtidas pelos telefones 3091-3513 e 3091-3511.

(Fotos: Cecília Bastos e Vitor Borysow)