Feira das Profissões da USP será realizada no Parque CienTec, no bairro da Água Funda​

01/08/2014 - Publicado há 10 anos

O evento é uma oportunidade para estudantes de ensino médio e vestibulandos conversarem com professores e alunos da USP sobre os cursos de graduação oferecidos pela instituição, vestibular, programas de apoio à permanência estudantil e mercado de trabalho. Para os professores, haverá o “Espaço do Educador”

O evento recebeu, no ano passado, cerca de 58 mil visitantes

A Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária promove, entre os dias 7 e 9 de agosto, a oitava edição da Feira de Profissões da USP. A entrada na Feira é gratuita e, para participar, estudantes e escolas deverão se inscrever no site do programa “USP e as Profissões”.

O evento recebeu, no ano passado, cerca de 58 mil visitantes e é uma oportunidade para estudantes de ensino médio e vestibulandos conversarem com professores e alunos da USP sobre os cursos de graduação oferecidos pela Instituição, tanto na capital quanto no interior. Além disso, os jovens poderão obter informações sobre o vestibular, os programas de apoio à permanência estudantil da Universidade (moradia, alimentação etc.) e o mercado de trabalho.

Para os professores, haverá o “Espaço do Educador”, que tem o objetivo de dar mais visibilidade às oficinas e cursos de extensão ligados à formação de professores da educação básica, além de trazer informações sobre os acervos, museus e atividades culturais da USP.

A programação inclui, ainda, dinâmicas de orientação vocacional oferecidas pelo Instituto de Psicologia da USP. Durante a feira, o Show da Física e o Show da Química também farão apresentações.

O objetivo dos organizadores é atrair um grande número de estudantes da rede pública de ensino para o evento. Para a campanha de divulgação deste ano, o “USP e as Profissões” conversou com ex-alunos de escolas públicas que foram aprovados no vestibular da Fuvest. Eles falaram sobre as dificuldades na hora do vestibular e suas dúvidas sobre a escolha do curso. Todo este material estará disponível no site do programa e também será apresentado durante a feira.

A iniciativa faz parte do programa “USP e as Profissões”, da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária, que tem como objetivo fornecer subsídios aos estudantes para que, com a ajuda de seus familiares e professores, orientem-se na importante tarefa de optar por uma carreira profissional.

A Feira das Profissões funcionará das 9h às 17h e será realizada no Parque de Ciência e Tecnologia (CienTec), localizado na Avenida Miguel Stéfano, 4.200, na Água Funda (vizinho ao Jardim Botânico e ao Jardim Zoológico).

(Fotos: Ernani Coimbra e Francisco Emolo)