USP promove congresso nacional sobre direitos humanos

 02/12/2008 - Publicado há 15 anos
Por

A Comissão de Direitos Humanos da USP promoverá, nos dias 8, 9 e 10 de dezembro, o Congresso Nacional de Celebração dos 60 Anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos. Durante o Congresso, no dia 10, haverá a cerimônia de outorga da nona edição do Prêmio USP de Direitos Humanos. O evento será promovido no Salão Nobre da Faculdade de Direito da USP (Largo São Francisco, 95, Centro, São Paulo).

No dia 8, às 13h, a abertura solene do evento contará com a presença do ministro da Secretaria Especial de Direitos Humanos, Paulo de Tarso Vanucchi, e do representante da UNESCO no Brasil, Vicent Defourny. Em seguida, às 14h, será promovida a mesa-redonda “Direitos Humanos na Era da Globalização”, com o embaixador Rubens Ricupero, o diretor da Fundação SOS Mata Atlântica, Mário César Mantovani, a ambientalista Tereza Urbam, e o presidente da FAPESP, Celso Lafer.

No dia 9, das 14h às 18h, será a vez da mesa-redonda “Estado, Democracia e Direitos Humanos”, cujo tema será debatido, entre outros convidados, com o presidente da Comissão Municipal de Direitos Humanos, José Gregori.

No dia 10, o tema da mesa-redonda será “Universidade e os Direitos Humanos”, com a participação do coordenador do Grupo de Conjuntura Internacional da USP, Gilberto Dupas, o professor da Faculdade de Direito, Miguel Reale Júnior, e o professor da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Sérgio Adorno. Às 17h, haverá a outorga do Prêmio USP de Direitos Humanos, que tem como principal objetivo identificar e distinguir pessoas e instituições que, através de suas atividades exemplares, contribuíram para a difusão e divulgação dos direitos humanos no Brasil.

O vencedor deste ano, na categoria individual, foi o jurista Antonio Augusto Cançado Trindade e, na categoria institucional, o Conselho Indigenista Missionário, presidido por Dom Erwin Kräuter, bispo da Prelazia do Xingu, no Pará.

A programação completa do Congresso está disponível no site www.direitoshumanos.usp.br


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.