Pró-Reitoria promove 15ª edição da Semana de Arte e Cultura

A USP será a sede, a partir deste sábado, dia 18, até o dia 23, de mais de 110 atividades artísticas e culturais. Trata-se da 15ª Semana de Arte e Cultura, promovida pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária.

13/09/2010 - Publicado há 14 anos

De 18 a 26 de setembro, a 15ª Semana de Arte e Cultura faz dos campi da USP polos de produção e divulgação artística

A USP será a sede, a partir deste sábado, dia 18, até o dia 26, de mais de 110 atividades artísticas e culturais. Trata-se da 15ª Semana de Arte e Cultura, promovida pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária. Serão seis dias de eventos gratuitos, oferecidos nos sete campi da Universidade – localizados em São Paulo, Bauru, Lorena, Piracicaba, Pirassununga, Ribeirão Preto e São Carlos. Ali, professores, alunos e funcionários se transformam em produtores e agregadores de cultura.

“O fato de a Semana de Arte e Cultura estar na 15ª edição representa a consolidação desse evento, que permite que cada unidade experimente um contato mais íntimo com a arte e a cultura, para além de suas áreas de especialização”, disse a pró-reitora de Cultura e Extensão Universitária da USP, Maria Arminda do Nascimento Arruda, em entrevista ao USPonline. No evento, unidades tidas como essencialmente técnicas exibem não apenas palestras e cursos de cunho mais teórico, como também exposições artísticas e fotográficas, grupos corais, teatrais e de dança.

Atividades

A programação é variada, com opções para os mais diversos gostos. Para os amantes de música, o Coralusp da Estação Ciência apresenta, no dia 20, às 20h30, no Anfiteatro Camargo Guarnieri, o Projeto João Sebastião Choro Canção – com músicas de Jacob do Bandolim e Johann Sebastian Bach –, e os coros da Terceira Idade e da Escola de Comunicações e Artes (ECA) realizam ensaio aberto da obra Réquiem, de Fauré, no dia 21, às 12h, na ECA. Há ainda uma série de outras apresentações, que incluem concertos da Orquestra Sinfônica da USP (Osusp) e do Laboratório de Música de Câmara.

Os apaixonados pela sétima arte podem conferir a mostra “Filósofos no Cinema” que acontece em Ribeirão Preto. Para quem aprecia as performances teatrais, haverá leituras públicas do Teatro da USP (dia 20, às 15h, na Casa de Dona Yayá) e a peça Comédia da vida a dois (dia 22, às 18h, na Escola de Artes, Ciências e Humanidades), concebida a partir de crônicas de Luis Fernando Veríssimo. Também serão apresentados os espetáculos de dança E para compartilhar tuas lágrimas (dia 21, às 18 horas, na Casa de Dona Yayá), dirigido por Gisele Calazans e executado pelo Núcleo Fronteiras, De repente recomeço (dia 23, às 12h) e Relicário (dia 24, às 12h), ambos na Escola de Educação Física e Esporte (EEFE).

Num ambiente de produção de pensamento e conhecimento, não faltam eventos que visem ao debate e discussões científicas, além de cursos e oficinas, tais como o ciclo de palestras “Ambiguidades da Imagem Fotográfica: Documento, Memórias e Utopias”, a conferência “O Viés Trágico no Imaginário de Machado de Assis” (dia 20, às 14h, na Faculdade de Educação) e o curso relâmpago de Esperanto, em São Carlos. Destaque para a exposição “Planetário Indígena”, que leva à Estação Ciência, em São Paulo, as constelações sob os olhos dos povos aborígenes.

Os entusiastas da cultura indígena ainda podem conhecer os cantares da Ameríndia, numa palestra musical ministrada pelo professor Marcos Ferreira Santos, no dia 21, terça-feira, às 19h, na Faculdade de Educação.

Talentos

A Semana de Arte e Cultura constitui uma maneira de divulgar e descobrir as habilidades artísticas daqueles que vivenciam o cotidiano da Universidade, sejam alunos ou funcionários. Se a ideia é “promover e suscitar talentos”, como afirma a pró-reitora Maria Arminda, a semana cumpre com excelência seu papel de incentivo à produção de cultura.

Os artistas do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) mostram seus feitos nas artes plásticas, fotografia e artesanato na exposição “Artistas do IAG”, de 20 a 24, e a mostra “Olha o Que Eu Fiz”, no dia 21, leva aos corredores da Escola de Educação Física e Esporte (EEFE) o artesanato de seus funcionários.

Num movimento que alia poesia, arte, dança e música, acontece o 1º Sarau Poetas, Seresteiros, Correi…, promovido pelos alunos e docentes do Programa de Pós-Graduação Interunidades em Estética e História da Arte, no dia 24, às 17 horas, no Museu de Arte Contemporânea (MAC), na Cidade Universitária. “Todos os estudantes, funcionários e professores estão convidados a participar da programação. Subir no palco e cantar”, convida a professora Dilma de Melo Silva, coordenadora desse evento.

Além da programação de música do sarau, será lançado o livro Poetas seresteiros, editado pela Terceira Margem, com a participação de 13 poetas, entre professores e alunos. “Como bem lembra a música de Gilberto Gil: poetas, namorados, seresteiros, correi. É chegada a hora de escrever e cantar”, cita.

A 15ª Semana de Arte e Cultura da USP acontece de 18 a 26 de setembro, com atividades gratuitas em São Paulo, Bauru, Lorena, Piracicaba, Pirassununga, Ribeirão Preto e São Carlos. A programação completa está disponível no site da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária.

(Isadora Martins, do Jornal da USP)