USP participa de rede de intercâmbio de TVs universitárias

04/06/2008 - Publicado há 16 anos

No próximo dia 6 de junho, sexta-feira, será realizada a cerimônia de lançamento da versão 1.0 da Rede de Intercâmbio de Televisão Universitária – RITU, desenvolvida em parceria pela ABTU – Associação Brasileira de Televisão Universitária, suas associadas e a RNP – Rede Nacional de Ensino e Pesquisa.

Na ocasião, será apresentada a versão final da RITU, com uma demonstração sobre seu funcionamento. Desde 2007, a rede vem sendo testada e aprimorada pela equipe do LaVid – Laboratório de Vídeo Digital da Universidade Federal da Paraíba, pela RNP e nove universidades que participaram da fase de testes: USP, UFPB, Mackenzie, Unicamp, PUC-Campinas, UFF, UFSC, Unisinos e UFMG.

A partir do lançamento da versão 1.0, a rede será aberta e todas as universidades federais e associadas à ABTU, que poderão participar fornecendo conteúdos audiovisuais para a RITU e terão conteúdos de uma grade nacional disponíveis para exibição em suas TVs e canais. As demais universidades poderão ter acesso aos conteúdos da grade nacional para exibição.

A RITU é a primeira experiência nacional de compartilhamento de conteúdos de televisão universitária do país utilizando as redes de alta velocidade.

O evento será promovido na sala do Conselho Universitário, das 13h30 às 15h30, e contará com a presença do vice-reitor da USP, Franco Maria Lajolo, do presidente da ABTU, Cláudio Magalhães, e do diretor da RNP, Nelson Simões, além de dirigentes de universidades e TVs universitárias de todo o país.

O Conselho Universitário está localizado no prédio da Reitoria (Rua da Reitoria, 109, Cidade Universitária, São Paulo).

(Com informações da TV USP)