USP oferecerá primeiro curso de graduação a distância

11/02/2009 - Publicado há 15 anos

A Universidade de São Paulo (USP) oferecerá o curso de Licenciatura em Ciências por ensino a distância. Este será o primeiro curso de graduação da Universidade oferecido nessa modalidade e fará parte do Programa Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp), iniciativa da Secretaria Estadual de Ensino Superior. O curso, aprovado em 10 de fevereiro, em sessão do Conselho Universitário, tem como principal mérito a formação de professores de ciências para o ensino fundamental.

“O projeto pedagógico do curso é inovador, pois promoverá o ensino multidisciplinar, que permitirá a integração das grandes áreas do saber, como física, química, astronomia e sociologia, por exemplo”, ressalta a reitora da USP, Suely Vilela.

A Licenciatura em Ciências terá carga horária total de 2.835 horas, contemplando todos os componentes comuns estabelecidos para os cursos de licenciatura, de graduação plena, como também os previstos no Programa de Formação de Professores da USP.

Do total da carga horária, 52% das aulas serão desenvolvidas a distância, sendo 1.800 horas de atividades relacionadas com os conteúdos curriculares de natureza científico-cultural, e 48% serão presenciais, sendo 405 horas destinadas às práticas como componente curricular, 420 horas ao estágio curricular supervisionado e 210 horas às atividades acadêmico-científico-culturais.

Serão oferecidas 360 vagas anuais, distribuídas em quatro pólos, com 90 alunos cada, nos campi de São Paulo, Ribeirão Preto, Piracicaba e São Carlos.

O concurso vestibular será realizado pela FUVEST, especificamente para essa modalidade de ensino. O vestibular deverá oferecer bônus de forma a priorizar o ingresso de professores sem curso superior, que atuem em docência na educação básica; licenciados em área diferente de sua formação e com experiência docente; portadores de diploma de conclusão de curso superior oficial ou reconhecido e com experiência docente em qualquer área; egressos do ensino médio com tempo mínimo de quatro anos de formados; e portadores de certificado de conclusão do ensino médio ou equivalente.

As normas e as datas do Vestibular serão estabelecidas pelo Conselho de Graduação da Universidade.