USP lança serviço de IPTV

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

A Universidade de São Paulo (USP), através da Coordenadoria de Tecnologia da Informação (CTI) e do Laboratório de Arquitetura e Redes de Computadores (Larc), da Escola Politécnica, lançará, no dia 21 de agosto, a IPTV USP Experimental (www.iptv.usp.br). Através desse novo serviço, a comunidade da Universidade poderá acessar um espaço virtual com grande quantidade e qualidade de vídeos informativos e educacionais produzidos pelas Unidades, gravações de palestras proferidas em auditórios da USP e audiovisuais elaborados por professores e alunos, além de transmissões ao vivo de eventos. 

O Internet Protocol Television (IPTV) é um sistema no qual o acesso a vídeos digitais é disponibilizado aos usuários através de uma conexão de Internet de banda larga. Portanto, o sistema permite assistir a eventos com qualidade na conexão e de imagem. 

A iniciativa do projeto foi do Centro de Tecnologia da Informação (CTI), que convidou, em janeiro deste ano, a professora Regina Melo Silveira, do Larc, para coordenar uma comissão para elaborar o projeto. A equipe é composta por profissionais de várias áreas da Universidade, como pesquisadores do Centro de Computação Eletrônica, do Centro de Tecnologia da Informação, da Escola de Comunicações e Artes, além de profissionais da TV USP e professores de Unidades como o Instituto de Física, por exemplo. 

Estrutura

Para fornecer uma estrutura de acesso compatível com o tamanho da USP, o Larc criou uma rede de vídeo, que inicialmente será formada por três servidores de vídeo por demanda (quando o usuário acessa um vídeo que está na base de dados), que estarão distribuídos da seguinte forma: um no campus da Capital, um

em Ribeirão Preto e um

em São Carlos. A rede também contará com mais nove servidores de vídeo ao vivo, um em cada dos nove auditórios escolhidos por serem os mais utilizados. Nesses auditórios, serão instalados kits de transmissão e os técnicos responsáveis por esses locais receberão treinamento. Dessa forma, eventos poderão ser transmitidos ao vivo e depois armazenados, então, podendo ser compartilhados por todos os usuários da IPTV USP. 

O propósito do sistema é colocar à disposição, principalmente da comunidade da USP, informações acadêmicas de cunho científico, tecnológico, educacional e de saúde. Parte do conteúdo poderá também ser acessada pelo público externo. Na IPTV USP Experimental, a TV USP terá os canais tecnologia, cultura, arte, ciência e educação, além de programações específicas e temáticas. 

O evento de lançamento da IPTV USP Experimental será realizado às 14h, na Sala do Conselho Universitário, no prédio da Reitoria (rua da Reitoria, 109, Cidade Universitária,

em São Paulo ).

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Textos relacionados