USP lança programa inédito voltado para o ensino fundamental

 02/07/2009 - Publicado há 15 anos
Por

Uma iniciativa inédita da Universidade de São Paulo (USP) vai possibilitar a alunos de 5ª a 8ª séries do ensino fundamental das redes pública e privada de ensino a oportunidade de vivenciar a atmosfera científica e cultural da Instituição, conhecendo as atividades e instalações da Universidade. Trata-se do programa Eu na USP Júnior, desenvolvido pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária. 

O programa será composto por módulos dedicados ao ensino fundamental, que objetivam introduzir o educando no universo de até cinco áreas do conhecimento e que serão coordenados por docentes da USP. As atividades serão realizadas no período de 27 a 31 de julho, nas cidades de São Paulo, Ribeirão Preto, Bauru, Piracicaba, Pirassununga e São Carlos. Serão oferecidas 390 vagas distribuídas entre os campi, sendo 150 para os módulos

em São Paulo , 75 para Ribeirão Preto, 30 para Bauru, 30 para Piracicaba, 60 para Pirassununga e 45 para São Carlos. 

Cada aluno selecionado participará de todas as atividades do módulo no qual se inscreveu, alocado em turma de, no máximo, 15 alunos, acompanhado sempre por monitores, estudantes da Universidade. No site do programa, é possível obter informações mais detalhadas sobre cada um dos módulos oferecidos.  

Para a reitora da USP, Suely Vilela, o programa Eu na USP Júnior tem como intuito principal “colocar a USP no imaginário dos alunos, despertando-lhes a curiosidade pelo conhecimento nas diversas áreas e irradiando-o para os seus colegas, e propiciar a eles os elementos básicos para a escolha da futura profissão”. Segundo ela, a próxima etapa do programa deverá contemplar também alunos do ensino médio. 

Os interessados podem se inscrever gratuitamente, no site do programa, até o dia 5 de julho. O resultado da seleção será divulgado no dia 10. Os grupos gestores dos módulos, compostos pelos coordenadores das atividades e por seus vice-coordenadores, farão a seleção dos alunos tendo como critérios atender, em cada módulo, todas as séries e o máximo de escolas possíveis. Esses critérios serão atendidos por meio de sorteio. A efetivação da matrícula do aluno selecionado deverá ser feita nos dias 13 e 14 de julho. 

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 11 3091-3252.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.