Universidade lança portal com mais de 800 videoaulas

Com o propósito de incorporar novas tecnologias ao método tradicional de ensino, o Portal e-Aulas USP é uma plataforma que reúne e disponibiliza videoaulas produzidas pela Universidade. O novo serviço é uma iniciativa da Superintendência de Tecnologia da Informação (STI), inspirada em portais semelhantes de instituições internacionais de ensino superior, como Massachusetts Institute of Technology (MIT), Harvard e Princeton.

17/08/2012 - Publicado há 12 anos

Portal e-Aulas USP, lançado no dia 31 de maio, disponibiliza vídeos produzidos por docentes da Universidade em diversos campos do saber

O novo portal pode ser utilizado tanto por professores e alunos da USP como pela comunidade em geral. Constitui-se, assim, uma forma de a Universidade democratizar o conhecimento produzido, possibilitando que a sociedade tenha acesso ao conteúdo apresentado por seus docentes. Para o reitor João Grandino Rodas, “com esse portal, estamos, em primeiro lugar, aumentando a possibilidade da utilização de novas ferramentas no ensino presencial; e, em segundo lugar, abrindo para toda a população brasileira parte do acervo da Universidade, fazendo com que, democraticamente, que o internauta possa assistir a qualquer vídeo, a qualquer momento. Isso é indispensável para que a USP possa avançar mais um patamar e ficar mais próxima do futuro”.

Adotando uma linguagem dinâmica e interessante, as videoaulas atendem à demanda crescente por conteúdos digitalizados por parte das novas gerações, habituadas ao ambiente virtual e ávidas consumidoras de vídeos. De acordo com o superintendente de Tecnologia da Informação, Gil da Costa Marques, “a STI já estuda a possibilidade de ter, em breve, cinco equipes de produção de vídeos à disposição dos docentes que estejam dispostos a gravar seus conteúdos. Isso deverá otimizar a produção e aumentar a quantidade de vídeos de qualidade produzidos pela USP”.

Desenvolvido para facilitar o acesso ao conteúdo, a plataforma é multilíngue e possui um sistema de busca multifacetada, com a ferramenta de autocomplete. Permite, ainda, o acesso cruzado, ou seja, a partir de um vídeo, o Portal sugere outros vídeos com conteúdo relacionado. O Portal também é compatível com as redes sociais e alguns vídeos estão disponíveis para download.

Na segunda fase do projeto, que deverá ser implementada até o final do ano, o Portal permitirá que os vídeos sejam legendados e que outros arquivos sobre o assunto em questão, mesmo que estejam em formatos diferentes, possam ser inseridos. Segundo a pesquisadora do Laboratório de Arquitetura e Redes de Computadores da Escola Politécnica e coordenadora do Grupo Gestor do e-Aulas, Regina Melo Silveira, o Portal e-Aulas USP também será incorporado ao Portal de Busca Integrada do Sistema Integrado de Bibliotecas (SIBi). Dessa forma, o usuário que pesquisar sobre um determinado assunto obterá como resultado não apenas livros, teses e artigos relacionados, mas também os vídeos produzidos sobre o tema.