USP firma acordos com Universidade de Okayama e Universidade de Atatürk

No dia 13 de agosto, o reitor Marco Antonio Zago assinou um convênio acadêmico com a Universidade de Okayama (Japão) e um acordo de cooperação com a Universidade de Atatürk (Turquia).

13/08/2015 - Publicado há 9 anos
O convênio prevê ações para promover o intercâmbio de pesquisadores, estudantes de Graduação e membros da equipe técnico-administrativa

No dia 13 de agosto, o reitor Marco Antonio Zago recebeu o reitor da Universidade de Okayama, Kiyoshi Morita. O propósito da visita foi a assinatura de um convênio acadêmico entre as duas instituições, com o objetivo de ampliar a cooperação em todas as áreas do conhecimento e promover o intercâmbio de pesquisadores, estudantes de Graduação e membros da equipe técnico-administrativa. O documento também prevê a realização de atividades de ensino e pesquisa, conferências e programas de duplo diploma.

Acompanhando o reitor da Universidade de Okayama estavam o professor da Faculdade de Odontologia, Junichi Asaumi, e a professora da Escola de Humanidades e Ciências Sociais, Zhang Hong.

Entre os representantes da USP estavam o diretor adjunto na Área de Relações Acadêmicas Internacionais da Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional, Maurício da Silva Baptista; o diretor e a professora da Faculdade de Odontologia, Waldyr Antonio Jorge e Emiko Saito Arita; o professor da Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto, Christopher Aranha Watanabe; e os professores da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Sedi Hirano e Koichi Mori.

O vice-reitor Vahan Agopyan (esquerda) e o reitor da Universidade de Atatürk, Hikmet Kocak

No período da tarde, o vice-reitor Vahan Agopyan se encontrou com o reitor da Universidade de Atatürk (Turquia), Hikmet Kocak, acompanhado do chefe do Escritório de Relações Internacionais, Fahri Yavuz. Nessa primeira visita à Universidade, as duas instituições firmaram um Acordo de Cooperação Acadêmica, com o objetivo de promover o desenvolvimento de pesquisas e outras atividades acadêmicas e culturais.

Fundada em 1957, a Universidade de Atatürk possui cerca de 183 mil estudantes e 2.600 docentes, e é composta por 22 faculdades.

Visita do reitor da Universidade de Lisboa

Na quarta-feira, 12 de agosto, o reitor e o presidente da Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional (Aucani), Raul Machado Neto, receberam a visita do reitor da nova Universidade de Lisboa, António Cruz Serra. No encontro, os dirigentes falaram sobre a educação superior nos dois países, procedimentos administrativos, programas de doutorado com dupla titulação, intercâmbio de alunos de Graduação e outros assuntos de interesse comum.

994X3696
O reitor da Universidade de Lisboa, António Cruz Serra (esquerda), e o reitor Marco Antonio Zago

Além do reitor, a delegação portuguesa foi composta pelo vice-reitor, Luis Ferreira; pela administradora Ana Maduro; pelo diretor da Faculdade de Direito, Jorge Pinheiro; pelo diretor da Faculdade de Ciências, José Martinho Simões; e pelo diretor do Instituto de Direito Brasileiro, Eduardo Vera Cruz.

Com aproximadamente 50 mil estudantes e 3.500 docentes, a Universidade de Lisboa é a sucessora da Universidade Técnica de Lisboa e da Universidade de Lisboa. Em 2012, esses dois estabelecimentos fundiram-se para dar origem a uma nova instituição, que abrangesse as diversas áreas de conhecimento e acompanhasse a evolução contemporânea da ciência, tecnologia, artes e humanidades.

(Fotos: Ernani Coimbra)