USP fica em 62º lugar no National Taiwan University Ranking

A USP continua entre as melhores universidades do mundo, de acordo com o ranking divulgado ontem, dia 9 de outubro, pela National Taiwan University Ranking (NTU Ranking). A USP foi a universidade latino americana melhor classificada, em 62ª lugar.

10/10/2014 - Publicado há 9 anos

A USP continua entre as melhores universidades do mundo, de acordo com o ranking Performance Ranking of Scientific Papers for World Universities 2014 divulgado ontem, dia 9 de outubro, pela National Taiwan University Ranking (NTU Ranking). A USP foi a universidade latino americana melhor classificada, em 62ª lugar.

O ranking avalia e ranqueia a produção científica de 500 universidades no mundo todo, tendo como base três importantes critérios – produtividade, impacto e excelência da pesquisa. O sistema de ranqueamento foi desenvolvido para avaliar a performance acadêmica de universidades de pesquisas e dimensionar suas conquistas no que tange à produção científica, comparando a qualidade e a quantidade das pesquisas produzidas por cada universidade. A seleção das universidades é feita a partir da base de dados do Essential Science Indicators (ESI).

Outras cinco universidades brasileiras foram avaliadas no ranking geral: a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), classificada em 315º lugar; a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), em 324º; a Universidade Estadual Paulista (Unesp), em 344º; a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em 429º; e a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em 470º.

Nesse ranking, que também classifica as instituições por área do conhecimento, a USP manteve-se entre as 100 melhores em quatro dos seis campos avaliados: Agricultura (na 21ª posição), Medicina (82ª), Ciências da Vida (62ª) e Ciências Naturais (69ª).

Na avaliação por áreas de concentração, a Universidade se sobressaiu em 10 dos 14 itens considerados: Ciências Agrícolas (na 7ª posição), Engenharia Química (61ª), Química (80ª), Ciência da Computação (100ª), Ecologia e Meio Ambiente (80ª), Geociências (91ª), Matemática (26ª), Farmacologia e Toxicologia (24ª), Física (82ª) e Zootecnia (19ª). Em todas as áreas avaliadas, tanto nas gerais quanto nas específicas, a USP foi classificada como a melhor universidade brasileira.