USP e universidade italiana estudam convênio na área de preservação cultural

A USP e a Universitá Degli Studi di Ferrara (Unife), na Itália, irão ampliar seus laços de parceria, com o estabelecimento de programas de colaboração acadêmica visando ao desenvolvimento de pesquisas na área de preservação de bens culturais. Um dos principais objetos de estudo deverá ser a sede do Museu Paulista, localizado no bairro do Ipiranga, em São Paulo.

08/12/2016 - Publicado há 7 anos
image
No encontro, o dirigente da USP (à esq.) foi recebido pelo reitor da Unife, Giorgio Zauli

A USP e a Universitá Degli Studi di Ferrara (Unife), na Itália, irão ampliar seus laços de parceria, com o estabelecimento de programas de colaboração acadêmica visando ao desenvolvimento de pesquisas na área de preservação de bens culturais. Um dos principais objetos de estudo deverá ser a sede do Museu Paulista, localizado no bairro do Ipiranga, em São Paulo.

O projeto é resultado da visita feita pelo reitor Marco Antonio Zago à instituição italiana, no período de 23 a 25 de novembro.

No encontro, o dirigente da USP foi recebido pelo reitor da Unife, Giorgio Zauli, e participou de reuniões com o diretor do Departamento de Arquitetura, Roberto di Giulio; com o vice-diretor do Departamento, Marcello Balzani; e com o vice-coordenador do Doutorado em Tecnologia da Arquitetura, Theo Zaffagnini.

Segundo Zago, além da pesquisa científica, a proposta também deverá abarcar a criação de um grupo de trabalho com o objetivo de fomentar a integração de pesquisadores e criar um programa institucional de dupla titulação em áreas como arquitetura, design e línguas.

12072835_1037561479621718_3555363612124264473_n
A Unife é considerada uma das instituições de ensino superior mais antigas do mundo

O grupo deverá ser formado pelo pró-reitor de Pós-Graduação da USP, Carlos Gilberto Carlotti Junior; pela professora do Departamento de História da Arquitetura e Estética do Projeto da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP, Beatriz Mugayar Kühl; e pelo representante da Unife, Marcello Balzani.

Durante a visita, o reitor também esteve no Tecnopólo de Ferrara, estrutura que reúne quatro laboratórios dedicados à investigação industrial e transferência de tecnologia.

A USP já possui um convênio acadêmico com a Unife, estabelecido com o Instituto de Arquitetura e Urbanismo (IAU), localizado no campus de São Carlos.

A Unife foi fundada em 1391 e é considerada uma das mais antigas universidades do mundo. Possui 13,7 mil alunos e oferece cursos de graduação e de pós-graduação nas áreas de artes, humanidades, economia, engenharia, ciências sociais, ciências da computação, física, medicina e esportes.

(Fotos: Divulgação)