USP e British Council firmam parceria para ensino de língua inglesa

O reitor Marco Antonio Zago e o presidente do British Council, Sir Vernon Ellis, firmam parceria para o ensino e a difusão da língua inglesa entre alunos e demais membros da Universidade.

05/09/2014 - Publicado há 10 anos

Uma carta de compromisso assinada nessa terça-feira, dia 2 de setembro, entre o reitor Marco Antonio Zago e o presidente do British Council, Sir Vernon Ellis, formaliza uma parceria para o ensino e a difusão da língua inglesa entre alunos e demais membros da Universidade.

O documento foi assinado pelo reitor Marco Antonio Zago (direita) e pelo presidente do British Council, Sir Vernon Ellis (centro), no escritório da organização em São Paulo. Também estava presente na reunião, o presidente da Agência USP de Cooperação, Raul Machado Neto

A primeira ação envolvendo as duas instituições é projeto piloto do Language Education Program at USP, um curso de inglês gratuito e presencial, voltado para os alunos de Graduação com o objetivo de prepará-los para o International English Language Testing System (IELTS), o exame de proficiência em língua inglesa utilizado como pré-requisito para admissão em universidades de todo o mundo. As aulas da primeira turma, formada por 304 alunos, começaram no dia 1º de setembro.

O curso é ministrado por alunos de Pós-Graduação da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH), que passaram por uma semana de treinamento oferecido pelo British Council, no final de agosto. A instituição inglesa também forneceu o material que será utilizado nas aulas.

Além do curso, outras duas atividades estão programadas para esse ano: em setembro, uma delegação da USP visitará o Reino Unido para conhecer universidades e discutir possibilidades de colaboração; e em novembro, o British Council levará professores de diversas universidades brasileiras, incluindo a USP, para realizarem o curso English as a Medium of Instruction (EMI), com uma semana de duração, na Universidade de Oxford.

O British Council é uma organização britânica sem fins lucrativos, criada em 1934, com o objetivo de fortalecer os laços entre o Reino Unido e os países em que atua. Possui três escritórios no Brasil e desenvolve, desde 1945, atividades voltadas para as áreas de educação, artes, esportes e língua inglesa.

(Foto: Ernani Coimbra)