USP é a única Universidade brasileira entre as 200 melhores do mundo, segundo o Ranking Webometrics

Compartilhar no FacebookCompartilhar no Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedInImprimir esta páginaEnviar por e-mail

O Webometrics Ranking of World classifica a Universidade de São Paulo (USP) entre as 200 melhores universidades do mundo, destacando-a em primeiro lugar, entre as Universidades Brasileiras.

A USP registrou um importante crescimento representado pelo salto de 15 posições no intervalo de um ano no ranking mundial, pois, em julho de 2007, ocupava a 128ª posição e, em julho de 2008, foi classificada em 113º lugar no ranking mundial de universidades estabelecido pelo Webometrics.

A pesquisa analisou 15 mil instituições acadêmicas no mundo, sendo que quatro mil delas foram classificadas. Duas outras universidades brasileiras merecem destaque de excelência acadêmica internacional, a Universidade de Campinas (UNICAMP), que aparece no 213º lugar, e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), na 330ª posição do referido ranking.

“Este posicionamento no ranking revela o sucesso da meta institucional que a USP desenvolve, ao dedicar-se coletivamente na busca da internacionalização de suas atividades acadêmicas”, afirma a reitora da USP, profa. dra. Suely Vilela.

A metodologia do ranking considera as análises quantitativas de conteúdos disponibilizados na Web, especialmente aqueles relacionados a processos de geração e comunicação acadêmica de conhecimento científico, avaliando as atividades científicas, o desempenho e o impacto.

A pesquisa pode ser acessada na íntegra pelo endereço www.webometrics.info

A USP também aparece em 1º lugar na América Latina no ranking de repositórios. Nesta sua primeira edição, de julho de 2008, o Ranking Web of World Repositories coloca a Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP em franco destaque pela sua posição de 1º lugar na América Latina. Na classificação mundial, a USP aparece, nesta categoria, em 86ª posição entre os 300 repositórios pesquisados no mundo.

Para a reitora da USP, profa. dra. Suely Vilela  “com a publicação da sua produção de Teses e Dissertações em formato digital, a USP contribui afirmativamente para a disseminação do conhecimento, impulsionando o desenvolvimento da pesquisa científica no Brasil e no mundo”.

A pesquisa pode ser acessada na íntegra pelo endereço http://repositories.webometrics.info.html

O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HC) também foi ranqueado e classificado na 286ª posição entre os 1.000 hospitais pesquisados no mundo. No Brasil, o HC destaca-se na segunda posição do ranking nacional.

O Ranking Web of World Hospital é uma ferramenta para mostrar o compromisso das organizações de saúde e a disseminação de informações acadêmicas relacionadas à medicina. A pesquisa avalia os conteúdos disponibilizados eletronicamente, especialmente aqueles utilizados para comunicação acadêmica, mas também para divulgar informações básicas sobre o hospital, sua organização, serviços e pessoal.

O ranking ainda leva em conta o volume de informação publicada, o impacto e a visibilidade de tais conteúdos, que foram avaliados pelo número de links externos que os referenciam.

A pesquisa pode ser acessada na íntegra pelo endereço http://hospitals.webometrics.info/index.html

Compartilhar no FacebookCompartilhar no Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedInImprimir esta páginaEnviar por e-mail