USP discute implantação de curso de História na cidade de Itu

 27/04/2009 - Publicado há 15 anos
Por

No dia 22 de abril, a reitora da USP, Suely Vilela, participou de uma reunião para discutir a possível criação do curso de História, a ser ministrado pela USP, na cidade de Itu. Estavam presentes a professora de História da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, Eni de Mesquita Samara; o prefeito de Itu, Herculano Passos Junior; a deputada estadual, Rita Passos; o secretário de Cultura de Itu, Álvaro Stella; e o chefe do Gabinete da Reitora, Alberto Carlos Amadio.

O objetivo deste encontro foi verificar os aspectos técnicos para a formatação do projeto de criação do curso, como a infraestrutura necessária. A proposta é a de criar um curso de História, com 40 vagas por ano, em um local próximo ao Museu Republicano “Convenção de Itu”, museu histórico, que é uma extensão do Museu Paulista da USP, construído no local onde foi realizada a primeira reunião do movimento republicano e dedicado ao período conhecido como “República Velha” (1889-1930).  “Com a implantação deste curso, a USP vai estar em mais uma cidade de São Paulo, além das sete cidades onde possui seus campi. Iniciativas nesse sentido são sempre bem-vindas, pois a universidade já tem um pé na cidade”, disse a reitora, referindo-se ao Museu Republicano da cidade.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.