USP define os oito candidatos a reitor no primeiro turno das eleições

20/10/2009 - Publicado há 15 anos

Foram escolhidos hoje, dia 20 de outubro, os oito nomes que compõem a lista de candidatos ao cargo de reitor da Universidade de São Paulo  (USP), em apuração realizada no prédio da Reitoria. A colocação foi a seguinte: Glaucius Oliva obteve 756 votos; João Grandino Rodas, 643  votos; Armando Corbani Ferraz, 423 votos; Francisco Miraglia, 295 votos; Sonia Penin, 272 votos; Ruy Alberto Correa Altafim, 202 votos;  Wanderley Messias da Costa,167 votos; e Sylvio Sawaya, 69 votos. Os votos brancos totalizaram 1.551 e, os nulos, 364. Outros professores titulares receberam 181 votos.

O colégio eleitoral é composto, no primeiro turno, pelos integrantes do Conselho Universitário e dos Conselhos Centrais e os representantes das Congregações. Das 1.925 pessoas aptas a votar, compareceram 1.641, resultando em abstenção de cerca de 15%. Os 1.641 eleitores tinham direito a três votos em cada cédula, o que totalizou 4.923 votos válidos. O dia de votação, que se estendeu das 9h às 13h em 41 locais – as 40 unidades da USP na capital e no interior e a Reitoria, em São Paulo, transcorreu de forma tranquila.A apuração se iniciou às 20h. Foram montadas dez mesas apuradoras, cada uma recebendo, em média, 164 cédulas. O anúncio do resultado foi feito pouco depois das 23h e ficou a cargo do presidente da Comissão Eleitoral, professor Ignácio Poveda, diretor da Faculdade de Direito de Ribeirão Preto.O segundo turno, que define a composição da lista tríplice de nomes para a escolha do reitor, que será encaminhada do governador José Serra, acontecerá no dia 10 de novembro.No segundo turno, o colégio eleitoral é composto pelos membros do Conselho Universitário (CO) e dos Conselhos Centrais. A eleição começa às 13h30 e o primeiro escrutínio termina às 14h30. Se houver necessidade, acontecerá o segundo ou terceiro escrutínios. O início de cada um ocorrerá 10 minutos após a proclamação do resultado do  escrutínio anterior. O prazo para votação em cada novo escrutínio é de  45 minutos.

Acesse também o site e o blog da eleição 2009.