USP cria Comissão da Verdade formada por sete docentes da Universidade

A Comissão é destinada a examinar e esclarecer as graves violações de direitos humanos, praticadas durante a ditadura militar, contra docentes, alunos e funcionários não docentes da Universidade.

Compartilhar no FacebookCompartilhar no Google+Tweet about this on TwitterImprimir esta páginaEnviar por e-mail

A USP institui, a partir de hoje, dia 7 de maio, a Comissão da Verdade, destinada a examinar e esclarecer as graves violações de direitos humanos, praticadas durante a ditadura militar, contra docentes, alunos e funcionários não docentes da Universidade.

Sete docentes fazem parte da Comissão da Verdade da USP: Dalmo de Abreu Dallari, da Faculdade de Direito (FD), na qualidade de presidente; Erney Felicio Plessmann de Camargo, do Instituto de Ciências Biomédicas; Eunice Ribeiro Durham e Janice Theodoro da Silva, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH); Maria Hermínia Brandão Tavares de Almeida, do Instituto de Relações Internacionais (IRI); Silvio Roberto de Azevedo Salinas, do Instituto de Física (IF); e Walter Colli, do Instituto de Química (IQ).

A Comissão poderá receber testemunhos, informações e documentos; requisitar informações e documentos de todos os órgãos da Universidade; convidar, para prestar depoimento, pessoas que se presume tenham ciência de fatos referentes às violações de direitos humanos na Universidade durante a ditadura, que vigorou no país entre 31 de março de 1964 e 15 de março de 1985; e determinar a realização, por conta da Universidade, de perícias e diligências necessárias à obtenção de informações e documentos.

A Comissão atuará pelo prazo de um ano e, ao final desse período, deverá elaborar relatório que contenha os resultados do trabalho de investigação, dando ampla divulgação a esse texto. As informações obtidas também deverão ser encaminhadas à Comissão Nacional da Verdade.

(Foto: Marcos Santos)

Compartilhar no FacebookCompartilhar no Google+Tweet about this on TwitterImprimir esta páginaEnviar por e-mail

Textos relacionados