USP comemora os 20 anos das Pró-Reitorias

27/11/2008 - Publicado há 15 anos

A USP comemora, nos dias 3 e 4 de dezembro, os 20 anos de criação das Pró-Reitorias – Graduação, Pós-Graduação, Pesquisa e Cultura e Extensão Universitária, atividade que integra as comemorações dos 75 anos da USP. O local escolhido para a realização do evento é o Anfiteatro “Camargo Guarnieri”, na Cidade Universitária.

“A decisão de fazer a comemoração dos 20 anos veio dos pró-reitores e da própria reitora da USP, Suely Vilela”, afirma o presidente da Comissão Organizadora dos Eventos Comemorativos dos 20 anos de Criação das Pró-Reitorias, Paulo César Xavier Pereira. “As Pró-Reitorias cumpriram papel muito importante ao integrar as Unidades que realizam atividades-fins, como são as áreas de ensino, tanto de Graduação quanto de Pós-Graduação, da mesma forma para a Pesquisa e Cultura e Extensão Universitária”, completa.

A criação das Pró-Reitorias se deu como uma resposta institucional de reorganização da Universidade, o que possibilitou renovar seu ideal de sempre atender à sua diversidade, mobilizando-a ao constante aperfeiçoamento. Por meio de seus Conselhos, as Pró-Reitorias assumiram, a partir de 1988, o encargo de normatizar e regulamentar os procedimentos e compromissos da Universidade na formação, produção e difusão do conhecimento. Segundo Pereira, “o mais importante é que realmente, depois de 20 anos, há um trabalho significativo realizado pelas Pró-Reitorias. As comemorações estão servindo, ao mesmo tempo, como celebração e avaliação do que foi feito”.

A programação do evento inclui, no dia 3, a partir das 18h, a apresentação de um vídeo com depoimentos dos pró-reitores e de ex-pró-reitores. Em seguida, os ex-pró-reitores das respectivas áreas serão homenageados. Para encerrar o dia, haverá a apresentação do pianista e professor Eduardo Monteiro. Além disso, nessa mesma data, os participantes do evento serão agraciados com o livro Vinte anos da criação das Pró-Reitorias na Universidade de São Paulo e com um vídeo comemorativo.

No dia 4, às 9h30, será promovida a mesa-redonda “Os desafios atuais e o futuro da Universidade”, com a participação dos pró-reitores Selma Garrido Pimenta (Graduação), Armando Corbani Ferraz (Pós-Graduação), Mayana Zatz (Pesquisa) e Ruy Alberto Corrêa Altafim (Cultura e Extensão Universitária).

O Anfiteatro Camargo Guarnieri está localizado à Rua do Anfiteatro, 109, na Cidade Universitária.