USP avança seis posições no ranking da Shanghai Jiao Tong University 2009

Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn0Print this pageEmail

O Academic Ranking of World Universities (ARWU), ranking internacional elaborado pelo Institute of Higher Education da Shanghai Jiao Tong University, classificou a Universidade de São Paulo (USP) como a 115ª melhor universidade do mundo. A classificação da USP nesta edição de 2009 demonstra um crescimento de seis posições em relação ao ano passado. Em 2003, ano de estreia do ranking, a USP figurava na 165ª posição mundial.

A pesquisa também revela que a USP é a primeira colocada na América Latina e no Brasil. Na mesma avaliação, figura entre as universidades top 100 na área de Medicina Clínica e Farmácia, no qual foi classificada na 86ª posição, subindo quatro posições em relação ao ano passado. A USP é a única universidade brasileira entre as 200 melhores do mundo.

O ARWU é considerado atualmente um dos mais importantes rankings na área acadêmica. É publicado anualmente e leva em conta seis indicadores objetivos para classificar as universidades em nível mundial, incluindo o número de ex-alunos e docentes ganhadores de Prêmio Nobel, número de pesquisadores mais citados selecionados pela Thomson Scientific, número de artigos publicados em jornais científícos, número de artigos indexados no Science Citation Index e desempenho per capita em relação ao tamanho da instituição. 

A reitora da USP, Suely Vilela, destaca que a melhora significativa da Universidade no ranking deve-se ao aprimoramento dos programas de Pós-Graduação e pelo avanço qualitativo da pesquisa realizada por docentes, alunos e pós-doutores. “Com a internacionalização crescente de nossos programas de Pós-Graduação, a USP tem se tornado mais visível no exterior. Essa visibilidade despertou maior interesse por parte de importantes universidades no cenário internacional, como comprova o aumento superior a 44% no número de convênios estabelecidos com instituições dos cinco continentes”, ressalta. 

Mais informações sobre o ranking podem ser obtidas no endereço www.arwu.org.

Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn0Print this pageEmail