USP assina convênio com Gunma University

26/02/2009 - Publicado há 15 anos

O vice-reitor da Gunma University, Hiroyuki Shirai, e o vice-reitor da USP, Franco Maria Lajolo (Crédito da foto: Francisco Emolo)

No dia 20 de fevereiro, a USP recebeu representantes da Gunma University para a assinatura de um convênio de intercâmbio entre as duas universidades. O documento foi assinado pelo vice-reitor da USP, Franco Maria Lajolo, e pelo vice-reitor da Gunma University, Hiroyuki Shirai.

O convênio possibilitará o intercâmbio de estudantes, docentes e pesquisadores, além de uma maior cooperação entre o Brasil, que acolheu há 100 anos os japoneses, e o Japão, que hoje recebe os descendentes desses japoneses para trabalhar.

“Tem tudo para ser um sucesso, pois não parte da estaca zero, já tem uma colaboração anterior. A assinatura do convênio veio ratificar o que já existe e ser um estímulo adicional”, afirma o vice-reitor da USP, Franco Maria Lajolo.

A Gunma University tem sete mil alunos, mil professores e mil funcionários. Está localizada na província de mesmo nome, onde há mais de 20 mil brasileiros trabalhando nas indústrias, o que representa 17% da população. A universidade presta o serviço de assistência médica gratuita para as crianças brasileiras residentes em Gunma, através de sua Faculdade de Medicina.

Também estiveram presentes ao encontro, pela USP, Roseli Fischmann, professora da Faculdade de Educação; Marisa Aparecida Regitano d’Arce, presidente da Comissão de Cooperação Internacional (CCint); Masato Ninomiya, docente da Faculdade de Direito, que intermediou a tradução dos termos do acordo entre as universidades; e, pela Gunma University, Megumi Yuki, encarregada de projeto de convivência multicultural.