Universidade é homenageada com prêmio do Centro Cultural Brasil-Turquia

A USP, representada pelo reitor Marco Antonio Zago, foi homenageada, na categoria Acadêmica, com o prêmio do Centro Cultural Brasil-Turquia (CCBT) que, em sua primeira edição, distinguiu instituições e personalidades que realizaram trabalhos de aproximação entre as culturas brasileira e turca.

O reitor Marco Antonio Zago (à direita) recebeu o prêmio das mãos do presidente da Câmara Municipal de São Paulo, Antônio Donato

A cerimônia foi realizada na Câmara Municipal de São Paulo, em sessão solene alusiva ao Dia da Turquia e da Comunidade Turca, no dia 28 de maio.

Além do reitor, foram agraciados o diretor do SESC–SP, Danilo Santos de Miranda, na categoria Cultura, e a escritora de novelas, Glória Perez, na Categoria Mídia, em homenagem à novela “Salve Jorge”, que retratou e popularizou a cultura da Turquia no Brasil. O ex-jogador de futebol Alexsandro de Souza recebeu um prêmio especial graças à sua carreira de nove anos na Turquia.

O CCBT é uma organização não-governamental, fundada em 2011, por turcos e brasileiros, com o objetivo de estreitar as relações culturais e acadêmicas, além de aprofundar o conhecimento e os laços entre os dois países.

Na atuação no meio acadêmico, as ações principais são o intercâmbio de estudantes e parcerias com Instituições, dentre elas, com a USP.

(Foto: André Bueno / CMSP)