Em debate os desafios da cultura e extensão nas universidades

Em parceria com o Ministério da Cultura, o objetivo do evento é fomentar o debate sobre a atuação da Universidade como produtora de cultura, sobretudo no que diz respeito aos projetos de extensão universitária.

15/09/2010 - Publicado há 14 anos

Em parceria com o Ministério da Cultura, a USP realiza, entre os dias 21 e 24 de setembro, o Seminário Proext Cultura SP: Políticas Públicas de Cultura e Extensão Universitária.

O objetivo do evento é fomentar o debate sobre a atuação da Universidade como produtora de cultura, sobretudo no que diz respeito aos projetos de extensão universitária.

A abertura do encontro, dia 21, às 18h30, terá a presença do ministro da Cultura, Juca Ferreira; do reitor João Grandino Rodas; da pró-reitora de Cultura e Extensão Universitária, Maria Arminda do Nascimento Arruda; do secretário de Ensino Superior do Estado de São Paulo, Carlos Alberto Vogt; do  presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), Celso Lafer; do coordenador do Fórum Proext da Região Sudeste, Mohamed Habib, e de representantes de Pró-Reitorias de Cultura de Universidades do Estado de São Paulo. Este evento será realizado na Sala do Conselho Universitário (Rua da Praça do Relógio, 109, Cidade Universitária, São Paulo).

Nas mesas de debate e nos grupos de trabalho do Seminário, serão abordadas, além das questões relativas às políticas públicas de fomento à extensão em cultura, as práticas de extensão realizadas pelas pró-reitorias e projetos de extensão universitária em curso, com a participação de professores, pesquisadores e profissionais de órgãos da cultura.

No dia 22 de setembro, a abertura dos trabalhos ocorrerá às 19h, no anfiteatro Camargo Guarnieri (Rua do Anfiteatro, 109), com aula-show com os professores e músicos José Miguel Wisnik e Arthur Nestrovski, a partir das 20h.

O Papel da Universidade na Constituição de Políticas Públicas de Cultura; Ambientes Socioculturais,  Diversidade Cultural e  Economia da Cultura; e as Práticas de Cultura e Extensão nas Universidades Públicas  são os temas das discussões do dia 23 de setembro.

No dia 24, serão discutidos o papel da Universidade na Produção Cultural e os tópicos Cultura Digital e Tecnologia, Arquitetura e Design, Arte e Crítica Literária. Na plenária de encerramento do evento, será redigida a Carta de São Paulo, documento que irá registrar os avanços nas políticas federais e estaduais e apontar futuros caminhos no âmbito da extensão universitária.

Ambas mesas de debates serão realizadas no Auditório FEA-5, localizado à Av. Prof. Luciano Gualberto, 908, Cidade Universitária, São Paulo.

A participação no seminário é gratuita e aberta à comunidade. A programação completa está disponível no site da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária.

O Proext Cultura SP faz parte da programação da 15ª Semana de Arte e Cultura, que começa no dia 18 e segue até 23 de setembro, com a promoção de mais de 110 atividades artísticas e culturais, nos sete campi da Universidade – localizados em São Paulo, Bauru, Lorena, Piracicaba, Pirassununga, Ribeirão Preto e São Carlos.