UGPN divulga os oito projetos que receberão apoio do Fundo de Colaboração de Pesquisa

A University Global Partnership Network (UGPN) divulgou no mês passado a lista dos projetos e dos pesquisadores que receberão um apoio de até U$ 10 mil para realizar visitas, estreitar laços e aumentar a colaboração entre as universidades parceiras

06/07/2012 - Publicado há 12 anos

A University Global Partnership Network (UGPN) divulgou a lista dos projetos e dos pesquisadores que receberão apoio de até U$ 10 mil para realizar visitas, estreitar laços e aumentar a colaboração entre as universidades parceiras

Primeira iniciativa da UGPN, o Fundo de Colaboração de Pesquisa distribuirá cerca de U$ 180 mil em recursos para promover a sinergia entre pesquisadores das três instituições. Para concorrer ao apoio, os pesquisadores tiveram de se aproximar de colegas das universidades parceiras para elaborar um projeto comum, a partir do qual, cada pesquisador pôde submeter sua proposta de apoio à avaliação de sua instituição.

Cada universidade concederá um auxílio de até U$ 10 mil aos seus pesquisadores selecionados, com a finalidade de custear visitas às outras instituições para que o pesquisador possa conhecer melhor os colegas e suas linhas de pesquisa; aumentar a cooperação entre as três universidades; e possibilitar a elaboração propostas de pesquisa colaborativa que possam ser apresentadas às agências de financiamento e à iniciativa privada.

Ao todo, 20 propostas de apoio foram aprovadas, sendo oito selecionadas pela USP, sete por Surrey e cinco pela NCS. Essas propostas compõem oito temas de pesquisa, sendo que quatro foram aprovados pelas três universidades.

Entusiasmada com a boa adesão dos pesquisadores e com a qualidade dos projetos propostos, a rede sinaliza para a possibilidade de uma segunda edição do programa já no começo de 2013. Representantes das três universidades parceiras devem se reunir em setembro para decidir sobre o assunto.

“Na cooperação acadêmica internacional, as chamadas de sucesso existem quando universidades de qualidade equivalentes se respeitam e se propõem a trabalhar juntas. A vontade de interagir nessa parceria é fundamental. Na área internacional, um documento assinado não serve para muita coisa se não existir a responsabilidade, o desejo de colocar em prática. No caso da UGPN, um ingrediente adicional é ter pelo menos um pesquisador por parceiro conduzindo o projeto”, afirma o vice-reitor Executivo de Relações Internacionais, Adnei Melges de Andrade.

Clique aqui para consultar a lista dos projetos aprovados.

Rede Acadêmica Internacional

Criada em 2011, a University Global Partnership Network (UGPN) é uma rede de universidades formada pela USP, pela University of Surrey e pela North Carolina State University (NCS), com o propósito de incentivar a cooperação internacional, desenvolver uma pesquisa de impacto global, criar meios para a transferência do conhecimento em benefício da sociedade e oferecer experiência internacional aos alunos das universidades parceiras.

De acordo com o vice-reitor Executivo de Relações Internacionais da USP, “esse projeto, elaborado em parceria com a Pró-Reitoria de Pesquisa, tem um modelo muito interessante porque coloca frente a frente pesquisadores de universidades elevadas que desejam trabalhar juntos. Os recursos possibilitam que esses estudantes e pesquisadores se conheçam e aumentem a sinergia entre eles. Com isso, espera-se que, em breve, comece a aparecer os resultados dessa iniciativa”.

Por proporcionar ações mais rápidas e objetivas, esse modelo de rede de ações privilegiadas entre instituições com afinidades e interesses comuns tem sido muito cogitado para aplicação em parcerias com outras universidades.