O atual titular da Cátedra José Bonifácio, Enrique Iglesias, participou da cerimônia de constituição do Grupo de Pesquisa 2014, que aconteceu na Sala da Congregação do Instituto de Relações Internacionais (IRI), no dia 23 de abril, e definiu as atividades da cátedra até março de 2015, quando Iglesias encerra sua titularidade
Nesse segundo ciclo, o grupo é formado por 56 pesquisadores de diversas áreas, como relações internacionais, direito, economia, engenharia, urbanismo, medicina, ciência animal e pastagem, fitotecnia, energia e meio ambiente, oriundos de 19 Programas de Pós-Graduação da Universidade. O tema que deverá nortear as pesquisas desse ano é “América Latina na Atual Conjuntura Internacional: os potenciais impactos econômicos, sociais e políticos”.
No mesmo dia, Iglesias também proferiu a palestra inaugural da Cátedra em 2014, “A América Latina na atual conjuntura internacional e seus potenciais impactos econômicos”, no auditório da Faculdade de Economia e Administração (FEA). Para encerrar, Iglesias participou no dia 24, de uma reunião com a diretoria e com docentes do Instituto de Energia e Ambiente (IEE) – Unidade à qual pertence sete dos 56 pesquisadores da Cátedra – e visitou alguns dos projetos desenvolvidos no Instituto, na área de desenvolvimento energético.
Ainda nesse semestre, os pesquisadores da Cátedra realizarão reuniões presenciais e por teleconferência com o titular. A próxima visita de Iglesias à Universidade está programada para os dias 25 a 27 de agosto, e incluirá uma visita ao campus de Ribeirão Preto e a realização de uma grande conferência com a participação do vice-presidente para concorrência da Comissão Europeia, Joaquín Almunia.
Criada em 2013, a Cátedra José Bonifácio é coordenada pelo Centro Ibero-americano (Ciba), vinculado à Pró-Reitoria de Pesquisa, e tem o objetivo de gerar e disseminar o conhecimento sobre a Ibero-América, apoiando diversas pesquisas realizadas na Universidade. Anualmente, uma personalidade da região assume a titularidade da Cátedra, com a missão de orientar os estudos desenvolvidos e participar das atividades do grupo.
No ano passado, o ex-presidente do Chile, Ricardo Lagos, assumiu como o primeiro titular da Cátedra, que tratou do tema “O desenvolvimento da América Latina e a governança internacional”. Os artigos produzidos durante o período foram publicados na coletânea “A América Latina no Mundo”, lançada pela Editora da USP (Edusp) em março desse ano.
(Fotos: Gerson Damiani / Marcos Santos)