Serviço do Disque Trote foi prorrogado e vai funcionar até o dia 18 de março

O Disque Trote estará disponível através do número 0800-012-10-90, das 8h às 21h, tendo início junto com o primeiro dia de matrícula dos novos alunos da USP aprovados no vestibular da Fuvest na primeira chamada.

04/02/2013 - Publicado há 11 anos

No dia 5 de fevereiro, terça-feira, começa a funcionar o Disque Trote, através do número 0800-012-10-90, das 8h às 21h. O serviço inicia-se junto com o primeiro dia de matrícula dos novos alunos da USP, aprovados no vestibular da Fuvest, e ficará disponível até 18 de março.

Em 27 de abril de 1999, o então reitor da Universidade, Jacques Marcovitch, assinou uma portaria proibindo o trote na USP e instituindo que toda e qualquer manifestação de recepção a novos alunos, em todas as Unidades e em todos os campi, deveria estar integrada à Semana de Recepção aos Calouros. O Disque Trote foi criado em 2000, com o propósito de receber denúncias de trotes abusivos que ocorram nos campi da USP.

Qualquer calouro da Universidade que se sentir vítima de tratamento inadequado poderá ligar imediatamente para o número do Disque Trote. O atendimento é feito por alunos de graduação, monitores das Salas Pró-Aluno, sob supervisão do coordenador do Grupo de Trabalho Pró-Calouro e professor da Faculdade de Odontologia, Oswaldo Crivello Junior.

Nos últimos cinco anos, houve uma queda no número de telefonemas recebidos pelo Disque Trote. De acordo com as estatísticas do serviço, a maior parte dos telefonemas relaciona-se à solicitação de informações. Em 2012, foram 203 telefonemas, dos quais 19 se configuraram como denúncias efetivamente. As ligações caracterizadas como denúncias são encaminhadas para a Ouvidoria da Universidade. O passo seguinte, nesse caso, é a consulta à Unidade a qual a ocorrência se refere para apuração mais detalhada. Em 2012, porém, nenhuma das denúncias recebidas foi considerada grave.

No início das aulas, entre os dias 25 de fevereiro a 1º de março, acontece a Semana de Recepção dos Calouros 2013, que está em sua 15ª edição, e é organizada pelas Unidades de Ensino e Pesquisa da Universidade e os seus Centros Acadêmicos. Durante esta Semana, são realizadas atividades do chamado trote solidário, apresentação de palestras e atividades de integração entre calouros e veteranos.

O número do Disque Trote é: 0800-012-10-90, e funcionará das 8h às 21h, até 18 de março.

(Fotos: Marcos-Santos/USP Imagens)