Resultados positivos mostram avanços da Universidade nos últimos quatro anos

06/07/2009 - Publicado há 15 anos

De 2005 a 2009, a Universidade registrou avanços importantes em diversas áreas. Internacionalização, pesquisa, graduação, criação de Unidades de Ensino e Pesquisa, pós-graduação, inclusão de alunos da rede pública de ensino, valorização dos recursos humanos e gestão administrativa foram os campos contemplados com novos projetos e consolidação de programas já existentes na gestão da reitora Suely Vilela à frente da Universidade.

Para se ter uma ideia das conquistas alcançadas, no que concerne à internacionalização da Universidade, houve um aumento de 38,1%, de 2005 a 2008, no número de convênios de cooperação internacional firmados. Na pesquisa, destaca-se o aumento de mais de 600% no número de pós-doutores em todas as áreas do conhecimento, o que representa contribuição significativa para o aumento da produção científica. Outra ação de grande relevância da gestão foi a criação do Programa de Inclusão Social (INCLUSP), que atingiu, neste ano, o nível histórico de 30,1% de alunos do ensino médio público ingressantes na USP.

“Tenho me empenhado na implementação e desenvolvimento de novos projetos, na área acadêmica e na gestão universitária, procurando identificar e implementar novas ideias, e, também, tenho me dedicado à  consolidação de projetos e programas anteriores, seja na graduação, na pesquisa, na pós-graduação, seja nas atividades de cultura e extensão”, destaca a reitora Suely Vilela.

Para ela, estar à frente de uma Universidade da magnitude da USP é um grande desafio, que requer ampla dedicação e comprometimento institucional. "Considero que temos enfrentado esses desafios de maneira transparente, visando, sempre, ao benefício da coletividade acadêmica”, afirma.

A seguir, clique nos tópicos relacionados e conheça as principais realizações da gestão da reitora Suely Vilela nas áreas de:

Criação de Unidades de Ensino e Pesquisa

Inclusão de alunos da rede pública de ensino

Valorização dos recursos humanos

Gestão Administrativa