Reitora destaca transferência do conhecimento como desafio

Evento da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB) reuniu alunos, professores e funcionários

29/02/2008 - Publicado há 16 anos

A reitora da Universidade de São Paulo (USP), Suely Vilela, ministrou Aula Magna a respeito do tema: “A USP e o desenvolvimento socioenômico do País”, encerrando nesta sexta-feira, dia 29 de fevereiro, a programação da Semana de Recepção aos Calouros 2008 da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB) da USP.

O evento foi prestigiado pelas autoridades do campus, alunos, especialmente os calouros, professores e funcionários. Suely Vilela iniciou sua fala parabenizando os novos alunos por ingressarem numa Universidade Top 100 do Mundo e melhor universidade da América Latina.

A reitora afirmou que o ideal de uma universidade é ser comprometida com o desenvolvimento científico e tecnológico do país, sendo que o grande desafio do ensino superior é a transferência do conhecimento em benefício da sociedade. Ou seja, a universidade deve estabelecer uma parceria com as empresas, para que este conhecimento seja bem aproveitado.

Outra questão abordada pela reitora foi com relação ao perfil do cidadão atual. O indivíduo hoje deve ser “um empreendedor”, com formação multidisciplinar, desenvolvimento de habilidades técnicas, administrativas e humanas. Isto porque na sociedade do século XXI, considerada a era do conhecimento, o aprendizado deve ser permanente e

em transformação. Suely Vilela acrescentou que duas palavras resumem o perfil do cidadão da sociedade contemporânea: “conhecimento e atitude (fazer acontecer)”.

Durante sua aula, a reitora apresentou dados importantes da USP: a universidade tem 40 unidades e o ensino de graduação tem 228 cursos em todas as áreas do conhecimento, contando com 55.428 alunos. A Pós-Graduação dispõe de 225 programas, com 21.889 alunos. A USP possui 2.078 grupos de pesquisa (com, em média, 4 pesquisadores por grupo) e ministra 765 cursos de Extensão Universitária, com 17.995 participantes.

A visibilidade internacional da USP foi destacada pela reitora com o ranking do “The Times” de 2007, que coloca a universidade entre as 200 melhores do mundo. A reitora encerrou sua apresentação afirmando aos calouros que a partir de agora eles ingressaram numa universidade que tem docentes qualificados, excelente infra-estrutura (com bons laboratórios, entre outras coisas), visibilidade nacional e internacional.

Com a colaboração de Marianne Ramalho, Mtb. 15.744, da Prefeitura do Campus Administrativo de Bauru (PCAB) / Crédito das fotos: Eliana Soares