Reitor recebe o ministro das Cidades para discutir futuras parcerias

07/10/2016 - Publicado há 7 anos     Atualizado: 25/05/2017 as 17:38
994X2529
(Da esq.p/dir.) O vice-reitor Vahan Agopyan, o ministro Bruno Araújo e o reitor Marco Antonio Zago

No dia 6 de outubro, o reitor Marco Antonio Zago e o vice-reitor Vahan Agopyan receberam o ministro das Cidades, Bruno Araújo. O encontro foi realizado no prédio da Reitoria e teve como objetivo a discussão sobre o estabelecimento de futuras parcerias entre as duas Instituições.

Também estiveram presentes o pró-reitor de Cultura e Extensão Universitária, Marcelo de Andrade Roméro; a superintendente de Gestão Ambiental, Patrícia Faga Iglecias Lemos; o professor da Escola Politécnica, Miguel Luiz Bucalem; o assessor do Gabinete do Reitor, Paulo de Tarso Artencio Muzy; o professor da Faculdade de Direito, Heleno Taveira Torres; o consultor jurídico do Ministério das Cidades, Rodrigo Numeriano; além de outros representantes da Universidade e do Ministério.

Durante a reunião, o ministro defendeu a parceria entre a União e a academia no âmbito do programa “USP Municípios“, iniciativa voltada para o desenvolvimento de ações de extensão – como cursos, seminários, assistência técnica e apoio a projetos – relacionadas a temas relevantes para as cidades brasileiras, principalmente as de pequeno e médio porte.

“A USP é uma das principais casas de conhecimento da América Latina e não pode deixar de colaborar com seu acúmulo de conhecimento nas questões das cidades”, disse o ministro, que se comprometeu a construir futuras agendas para alinhar novas parcerias para 2017.

O reitor destacou que a USP desenvolve uma série de projetos e pesquisas voltados à gestão das cidades, em temas como urbanização, demografia urbana, mobilidade e violência, que são tratados tanto do ponto de vista acadêmico quanto no que se refere à transferência do conhecimento para a sociedade.

(Foto: Ernani Coimbra)