Reitor recebe homenagem da Defesa Civil de São Paulo

O reitor foi agraciado com a “Medalha de Defesa Civil do Estado de São Paulo”, em solenidade alusiva aos 37 anos da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil

21/02/2013 - Publicado há 11 anos     Atualizado: 13/06/2017 as 9:01
O reitor (à direita) recebeu a comenda das mãos do coordenador Estadual de Defesa Civil em exercício e secretário-chefe da Casa Militar, Airton Iosimo Martinez

No dia 19 de fevereiro, o reitor João Grandino Rodas, foi agraciado com a “Medalha de Defesa Civil do Estado de São Paulo”, em solenidade alusiva aos 37 anos da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, realizada no Auditório Ulysses Guimarães, no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo.

A comenda tem como objetivo “recompensar as pessoas físicas que por seus méritos pessoais e relevantes serviços prestados nas atividades concernentes à Defesa Civil se tornaram merecedoras do reconhecimento público”, conforme consta no decreto nº 26.856, que criou a medalha, em 6 de março de 1987.

Além do reitor, mais de 40 convidados receberam a medalha durante a cerimônia, que contou com a presença do vice-governador de São Paulo, Guilherme Afif Domingos, e do coordenador Estadual de Defesa Civil em exercício e secretário-chefe da Casa Militar, Airton Iosimo Martinez.

A homenagem ao reitor foi resultado de duas iniciativas recentes desenvolvidas pela USP em parceria com a Defesa Civil. Em janeiro deste ano,  foi assinado convênio para a criação do Centro de Estudos e Pesquisas sobre Desastres no Estado de São Paulo (Ceped). O projeto tem como finalidade o de produzir, integrar, contextualizar, disseminar e disponibilizar o conhecimento produzido na Universidade para prevenir, reduzir e mitigar desastres naturais em âmbito regional e nacional.

O Ceped é coordenado pela Escola Politécnica (EP), que desenvolve pesquisas relacionadas a logística de operações humanitárias e estudos sobre deslizamentos e remoção de resíduos. Além da EP, dez Unidades de Ensino e Pesquisa e cerca de 40 pesquisadores da Universidade também fazem parte do Centro.

Em maio de 2012, foi assinado um protocolo de intenções firmado entre a USP e a Defesa Civil para a implantação de um Centro de Previsão Hidrometeorológica, no Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG). O Centro fornece informações atualizadas sobre as condições meteorológicas da região metropolitana de São Paulo, ajudando a Defesa Civil a desenvolver ações preventivas contra desastres naturais causados por eventos climáticos, preservando vidas e minimizando prejuízos socioeconômicos e ambientais.

(Foto: Ernani Coimbra)