Reitor participa de seminário sobre prevenção e detecção do câncer

No dia 29 de março, o reitor Marco Antonio Zago participou do seminário “O Futuro do Combate ao Câncer”, promovido pelo jornal Folha de S. Paulo, no Tucarena, em São Paulo. No evento foram discutidos os novos meios de prevenção e detecção da doença.

 29/03/2016 - Publicado há 8 anos
Por
IMG_3197
(Da esq.p/dir) O reitor Marco Antonio Zago; o hematologista Nelson Hamerschlak e o oncogeneticista José Claudio Casali da Rocha

No dia 29 de março, o reitor Marco Antonio Zago participou de uma das mesas-redondas do seminário “O Futuro do Combate ao Câncer”, promovido pelo jornal Folha de S. Paulo, no Tucarena, em São Paulo. No evento, foram discutidos os novos meios de prevenção e detecção da doença.

Também participaram das discussões o oncogeneticista, José Claudio Casali da Rocha, criador do primeiro serviço de aconselhamento genético para pacientes de câncer do hospital A.C. Camargo, e o hematologista do Hospital Albert Einstein, Nelson Hamerschlak. A mediação foi da jornalista Sabine Righetti.

Durante sua apresentação, Zago destacou o avanço conquistado na prevenção e detecção da doença nas últimas décadas, citando como exemplo a leucemia mieloide em crianças que, na década de 70, início de sua vivência profissional na área médica, levava os pacientes à morte em poucas semanas. Atualmente, o índice de cura da doença ultrapassa 90% dos casos.

Segundo o reitor, o progresso nos métodos de diagnóstico, no desenvolvimento de novos medicamentos e nos testes clínicos controlados, que permitem avaliar a eficácia dos tratamentos, é o fator responsável por esse avanço. “Todo conhecimento novo sobre as causas do câncer pode ter efeito na diminuição da mortalidade populacional”, afirmou.

O reitor da USP é formado em Medicina, mestre e doutor em Clínica Médica. Desde 1990, é professor titular da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP). Suas principais áreas de pesquisas são: anemias hereditárias, bases moleculares das neoplasias e células-tronco adultas. Em 2015, foi premiado, na categoria Personalidade de Destaque em Oncologia, com o Prêmio Octavio Frias de Oliveira.

Mais informações sobre o seminário e as demais discussões sobre o tema podem ser obtidas no site do evento.

(Foto: Adriana Cruz)


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.