Reitor participa de reinauguração do Museu da Faculdade de Medicina

 18/12/2009 - Publicado há 14 anos
Por

O reitor João Grandino Rodas e o diretor da Faculdade de Medicina, Marcos Boulos, na cerimônia de reinauguração do Museu (Crédito: Ernani Coimbra)

O reitor da USP, João Grandino Rodas, participou hoje, dia 18 de dezembro, da cerimônia de reinauguração do Museu Histórico "Professor Carlos da Silva Lacaz" da Faculdade de Medicina (FM). A reforma das instalações e a ampliação das atividades do Museu começaram a ser implantadas em 2007. Com a reinauguração, o Museu passará a funcionar também como centro de pesquisa e documentação, com acervo de referência para a pesquisa histórica em torno das práticas médicas em São Paulo.

"A USP possui museus institucionais ligados às Unidades, que, cada vez mais, devem se constituir em lugares de ensino, pesquisa e extensão", destacou o reitor durante o evento, que contou com a presença do diretor da FM, Marcos Boulos, do presidente da Comissão de Cultura e Extensão Universitária da Unidade, José Ricardo de Carvalho Mesquita Ayres, e o coordenador do Museu, André Mota, entre outras autoridades.

Criado em 1977 como “Museu Histórico da Faculdade de Medicina”, o órgão assumiu em 1993 a denominação de Museu Histórico “Professor Carlos da Silva Lacaz” em homenagem a seu fundador e diretor vitalício até 2002, ano de seu falecimento. A criação do Museu em 1977 e sua instalação a partir de 1978 culminaram com o final da gestão do professor Carlos Lacaz como diretor da FM (1974-1978).

Exposição

Para marcar essa nova fase do Museu, foi inaugurada também a exposição "Arnaldo Vieira de Carvalho e a Faculdade de Medicina: Práticas Médicas em São Paulo – 1888 / 1938", que conta com peças e documentos do século XIX. A exposição estará aberta à visitação diariamente, das 9h às 12h e das 14h às 16h. O endereço é Avenida Doutor Arnaldo, 455, sala 4306, quarto andar. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 11 3061-7249.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.