USP participa de seminário sobre inovação do Exército

O reitor Marco Antonio Zago foi um dos convidados para participar da abertura do 1º Seminário de Inovação do Exército, que aconteceu nos dias 18 e 19 de outubro.

19/10/2016 - Publicado há 8 anos

O reitor Marco Antonio Zago foi um dos convidados para participar da abertura do 1º Seminário de Inovação do Exército, que aconteceu nos dias 18 e 19 de outubro, no auditório do Comando Militar do Sudeste (CMSE), em São Paulo.

O seminário aconteceu nos dias 18 e 19 de outubro, no auditório do Comando Militar do Sudeste (CMSE), em São Paulo

O evento teve como objetivo promover a interação entre o Exército, a Indústria e a Academia, identificando oportunidades de parceria e os obstáculos que hoje se apresentam na agenda da Defesa e da inovação no Brasil.

“A interação das Forças Armadas com o setor produtivo e com as universidades interessa a toda a sociedade. No caso das universidades, podemos nos beneficiar enormemente desta interação, além de contribuir em várias áreas do conhecimento como a robótica, comunicação, TI, indústria química, ciências de materiais, energia nuclear, indústria aeronáutica, criptografia, resolução de conflitos, sociologia, etc.”, explicou o reitor Marco Antonio Zago.

994X3141edited
A cerimônia contou com a participação de vários outros representantes do setor empresarial e de universidades

O dirigente também enfatizou a importância da organização, característica necessária para o bom desenvolvimento de qualquer projeto. “As universidades são ambientes de conflitos, de discussão de ideias que, com o tempo, vão se depurando. O Exército tem em seu DNA essa capacidade de organização. Então, estamos felizes pela iniciativa de nos organizar e convidar para participar dessa atividade que envolve toda a sociedade. Isso tem um potencial enorme de produzir resultados”, concluiu.

Também estavam presentes na cerimônia o assessor do Gabinete do Reitor, Paulo Muzy, e o assessor da Pró-Reitoria de Pesquisa, Antonio Mauro Saraiva, que integram a comissão designada para identificar áreas estratégicas e de interesse comum para o desenvolvimento de projetos de pesquisa em colaboração, estabelecida em julho deste ano, após encontro promovido entre representantes da USP e do Departamento de Ciência e Tecnologia do Exército.

(Fotos: Ernani Coimbra)