Programa Nascente recebe inscrições até o dia 30 de maio

O programa tem o objetivo de fomentar a produção artística dos alunos dentro da Universidade, sendo voltado para todos os estudantes da USP, e premia trabalhos em em mais de 30 categorias distribuídas em sete áreas artísticas.

24/05/2016 - Publicado há 8 anos
IMG_2889
A vencedora da 23ª edição do Programa Nascente na área de música popular, categoria intérprete vocal, aluna da ECA, Giulia Faria

A 24ª edição do Programa Nascente está com inscrições abertas até 30 de maio. O programa é um concurso artístico organizado pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária (PRCEU) da USP, que tem como objetivo fomentar a produção artística dos alunos dentro da Universidade.

O programa é voltado para todos os alunos de graduação e pós-graduação da USP – e da Escola de Arte Dramática da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da Universidade também – e premia trabalhos em mais de 30 categorias distribuídas em sete áreas artísticas: artes cênicas, artes visuais, audiovisual, design, música erudita, música popular e texto. A participação não é restrita apenas aos alunos cuja área de formação se enquadre nas áreas do concurso, sendo incentivada a inscrição de trabalhos de estudantes de Humanas, Exatas e Biológicas.

IMG_2916
A Festa de Premiação da 23ª edição teve como mestre de cerimônias Lucélia Sérgio, atriz formada pela USP e integrante da companhia de teatro “Os Crespos”

Além da premiação, de R$ 4 mil por categoria, os vencedores terão a possibilidade de mostrar o seu trabalho em shows, concertos, apresentações, saraus e exposições promovidas pela curadoria do programa. A programação desses eventos gratuitos e abertos ao público externo será divulgada no segundo semestre.

O pró-reitor de Cultura e Extensão Universitária da USP, Marcelo de Andrade Romero, ressalta a importância do programa. “O concurso é um dos melhores exemplos de valorização da cultura e extensão na Universidade, pois estimula nossos alunos a se aprofundarem em diversas áreas da cultura e a desenvolverem sua criatividade, divulgando ao público seus talentos e oferecendo premiações. Além disso, os projetos geram mostras, exposições e apresentações de alta qualidade em diversos espaços de cultura e extensão da USP, no campus da capital e nos campi do interior”.

Cerca de 9 mil inscritos

A iniciativa cultural já recebeu cerca de 9 mil alunos inscritos em pouco mais de 25 anos de existência. Na edição passada, o programa teve 596 participantes.

As inscrições para a edição de 2016 foram prorrogadas e podem ser feitas até 30 de maio pelo site da PRCEU, no qual os candidatos devem preencher o formulário de inscrição e anexar os arquivos solicitados. O regulamento completo também está disponível no mesmo endereço.

Mais informações pelo telefone: (11)3091-3277 ou pelo e-mailnascente@usp.br.

(Fotos: Divisão de Comunicação Institucional da PRCEU)