Programa de Avaliação Seriada da USP (PASUSP) abre inscrições para alunos do 3º ano da Rede Estadual de São Paulo

Compartilhar no FacebookCompartilhar no Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedInImprimir esta páginaEnviar por e-mail

O PASUSP permitirá que estudantes do Ensino Médio regular do Estado de São Paulo consigam um bônus adicional de até 3% na pontuação da 1ª e da 2ª  fases do vestibular da FUVEST já em 2009.

O Programa de Avaliação Seriada da USP (PASUSP) abre inscrições para alunos do 3º ano do Ensino Médio Público Regular do Estado de São Paulo que desejarem realizar prova cujo resultado será revertido em bônus adicional de até 3% na nota da primeira e da segunda fases do vestibular da FUVEST.  A pré-inscrição gratuita será realizada entre os dias 11 e 22 de agosto, diretamente nas escolas onde os estudantes estão matriculados. A prova será aplicada pela FUVEST no dia 19 de outubro.

Neste primeiro ano, a prova será destinada aos estudantes do 3º ano que também tenham cursado o 1º e o 2° anos do Ensino Médio Regular em escolas públicas do Brasil. A participação dos alunos no Programa será voluntária. A partir de 2010 e 2011, o PASUSP será implantado progressivamente nas outras séries. Além da possibilidade de 3% de bônus adicional, pelo PASUSP, o estudante poderá conseguir até 12% de acréscimo em sua pontuação da 1ª e 2ª fases no vestibular:  

Bônus no Vestibular

 

Bônus Universal – O aluno que realizou integralmente o ensino médio em escolas publicas públicas brasileiras recebe bônus de 3% sobre a nota do vestibular.

Bônus ENEM – Ao participar do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio), o estudante de escola pública brasileira pode ter um acréscimo de até 9% na nota do vestibular, dependendo do seu desempenho na prova.

Bônus PASUSP – Com o programa, o acréscimo na nota do vestibular pode chegar a 12%.

 

  • Ensino Médio Público = 3%
  • Ensino Médio Público + ENEM = até 9% 
  • Ensino Médio Público + ENEM + PASUSP = até 12%

O PASUSP é um programa desenvolvido em parceria com a Secretaria de Educação do Estado de São Paulo. Foi criado após uma avaliação amplamente favorável dos resultados iniciais do Programa de Inclusão Social da USP (INCLUSP) que, após os dois primeiros anos da implantação, atingiu o objetivo de aumentar o ingresso na USP de estudantes provenientes do Ensino Médio Público. 

 

A principal finalidade do PASUSP é aproximar a Universidade das escolas públicas de Ensino Médio do Estado de São Paulo, contribuindo assim para ampliar progressivamente o percentual de ingressantes na USP que cursaram o Ensino Médio na rede pública de ensino, de modo a atingir a meta de 30% em 2009. O PASUSP visa ainda minimizar os efeitos da auto-exclusão e potencializar as chances de ingresso na USP de candidatos egressos do sistema público de ensino, mantido o critério de mérito acadêmico como requisito para o ingresso. 

 

O Programa tem ainda o propósito de contribuir para a avaliação do desempenho acadêmico de estudantes do 3º ano do Ensino Médio Regular do Estado de São Paulo, por meio de prova elaborada pela USP com base nas expectativas de Aprendizagem apresentadas nos documentos das Propostas Curriculares para o Ensino Médio da Secretaria Estadual da Educação do Estado de São Paulo.  

Etapas

 • Pré-inscrição dos alunos, na escola de origem do estudante: de 11 a 22 de agosto de 2008; 

• Divulgação dos locais de exame, no site da FUVEST: início de outubro de 2008;

• Data do exame: 19 de outubro de 2008.

Cálculo do bônus e desenvolvimento do programa

Dependendo do desempenho do estudante na prova, a nota do estudante no vestibular FUVEST 2009 poderá ser multiplicada por um fator que varia de 1,00 a 1,03, ou seja, o aluno pode receber bônus de até 3% sobre a pontuação da 1ª e da 2ª fases do vestibular. A equação abaixo mostra como o bônus vai ser calculado em função do desempenho do estudante na prova:

Bônus (%) = 3(NP – 12)/38, onde NP é o número de pontos na prova do PASUSP, 12 corresponde à probabilidade de acertos aleatórios e 38 resulta da subtração de 12 do total de 50 questões.

Assim, por exemplo, um aluno que acertar as 50 questões da prova terá NP = 50; 50 – 12 = 38 e, por sua vez, 38/38 = 1 que, multiplicado por três, representa o bônus máximo de 3%. Para acertos abaixo de 50 será adotada a mesma lógica e o bônus será proporcional ao resultado obtido. Um número de acertos igual ou abaixo de 12 não resultará em bonificação.

Para o recebimento da bonificação adicional qualificada pelo desempenho na prova, conforme explicitado na equação acima, as notas dos alunos no PASUSP poderão ser utilizadas no vestibular deste ano (FUVEST 2009) e também no vestibular do ano seguinte (FUVEST 2010).

Prova

A prova será aplicada pela FUVEST. Constará de 50 questões objetivas, de múltipla escolha. Será aplicada em escolas públicas localizadas em 5 regiões da Capital e em 44 cidades do Estado de São Paulo.

Locais de aplicação da prova

Na Capital

1. São Paulo – Região Centro

2. São Paulo – Região Leste

3. São Paulo – Região Oeste

4. São Paulo – Região Norte

5. São Paulo – Região Sul

No interior

1. Adamantina

2. Andradina

3. Araçatuba

4. Araraquara

5. Assis

6. Avaré

7. Barretos

8. Bauru

9. Botucatu

10. Bragança Paulista

11. Campinas

12. Caraguatatuba

13. Catanduva

14. Diadema

15. Fernandópolis

16. Franca

17. Guarulhos

18. Itapetininga

19. Itapeva

20. Itu

21. Jaboticabal

22. Jundiaí

23. Limeira

24. Lins

25. Lorena

26. Marília

27. Mogi das Cruzes

28. Mogi Mirim

29. Osasco

30. Ourinhos

31. Piracicaba

32. Pirassununga

33. Presidente Prudente

34. Registro

35. Ribeirão Preto

36. Santos

37. Santo André

38. São Bernardo

39. São Caetano

40. São Carlos

41. São José do Rio Preto

42. São José dos Campos

43. Sorocaba

44. Tupã

Mais informações sobre o PASUSP e o INCLUSP pelo site www.usp.br/inclusp 

Compartilhar no FacebookCompartilhar no Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedInImprimir esta páginaEnviar por e-mail