“Palavra do Reitor” ganha prêmio da Associação Paulista de Críticos de Arte

O programa, veiculado pela Rádio USP, divulga as principais iniciativas da Administração Central da Universidade, sendo um instrumento de comunicação não só com a comunidade interna, mas também com toda a sociedade.

25/03/2013 - Publicado há 11 anos

(esq. p/ dir.) o reitor João Grandino Rodas e o apresentador do Programa, Milton Parron

Na noite do dia 12 de março, no Teatro Paulo Autran do Sesc Pinheiros, em São Paulo, aconteceu a cerimônia da 57ª edição do Prêmio da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA) 2012, que teve a entrega de troféus e prêmios a artistas, intelectuais e profissionais em 11 categorias: arquitetura, artes visuais, cinema, dança, literatura, música popular, música erudita, rádio, teatro, teatro infantil e televisão. A escolha dos premiados foi feita no dia 10 de dezembro, com a reunião de 61 críticos no Sindicato dos Jornalistas do Estado de São Paulo.

A USP teve três premiados, o programa “Palavra do Reitor” da Rádio USP e dois professores da Universidade, Paulo Vanzolini e Mário Ficarelli. O primeiro, pelo conjunto da obra, na categoria música popular. Além de músico e autor de “Ronda”, Vanzolini é professor aposentado do Museu de Zoologia da Universidade, sendo um zoólogo mundialmente respeitado. O segundo contemplado, também pelo conjunto da obra, só que na categoria música erudita, é professor aposentado do Departamento de Música da Escola de Comunicações e Artes (ECA), que com esta edição, tem agora quatro prêmios APCA.

Estavam presentes à cerimônia o reitor João Grandino Rodas, o superintendente de Comunicação Social, Alberto Carlos Amadio (Órgão Central que reúne as mídias da USP); o apresentador do programa “Palavra do Reitor”, Milton Parron; e a produtora Alaíde Rodrigues.

Em seu pronunciamento, o reitor ressaltou o fato de o prêmio APCA ser um dos mais antigos e tradicionais de São Paulo e do Brasil, agradeceu nominalmente à equipe e destacou o objetivo da atração. “É um programa que visa à comunicação da Universidade com o público, o que não é normal, comum, mas deveria ser. Receber um prêmio na categoria cultura em rádio mostra o trabalho desta equipe e o alcance do programa”, ressaltou o dirigente da USP.

Reconhecimento

Para o superintendente de Comunicação Social, Alberto Carlos Amadio, foi uma surpresa gratificante o programa receber esta premiação, já que na época do anúncio dos vencedores, em dezembro, a produção ainda não tinha um ano de veiculação.

“É um grande reconhecimento do programa. Mostra que a rádio está viva e a importância que a Rádio USP tem no cenário artístico e cultural. O programa atende internamente a demanda da comunidade, por receber notícias diretamente da voz do reitor, cuja presença é um diferencial e dá credibilidade à atração”, ressalta o superintendente.

Segundo Amadio, é importante destacar também a iniciativa do reitor ter aberto espaço para a realização deste Programa. “O reitor tem usado o programa para noticiar todas as ações que impactam a vida da Universidade”.

Ao falar sobre o prêmio ganho pelo programa que apresenta, Milton Parron lembra que é a primeira vez que um reitor ganha um prêmio APCA e acredita que o sucesso do “Palavra do Reitor” se deve ao contato mais próximo do gestor da Universidade com as pessoas durante a atração. “O programa desmistifica a figura do reitor, porque faz com que a comunidade tenha um contato mais próximo com o dirigente, que conversa e esclarece questões pontuais que atingem a comunidade como um todo”, diz Parron.

“Palavra do Reitor”

O Programa “Palavra do Reitor”, veiculado todas as quintas-feiras, das 8h às 9h, pela Rádio USP, completou um ano no ar em 22 de março. A atração tem a apresentação do jornalista Milton Parron, produção de Alaíde Rodrigues e trabalhos técnicos de Cido Tavares, e conta com parceria da Assessoria de Imprensa da Universidade.

Esta atração configura-se como uma das iniciativas de comunicação da Reitoria, que utilizase da agilidade e acessibilidade do rádio – o conteúdo da Rádio USP pode ser acessado pela internet e o Programa “Palavra do Reitor” também está disponível pelo Podcast da Sala de Imprensa – para divulgar as principais iniciativas da administração central da Universidade, sendo um instrumento de comunicação não só com a comunidade interna, formada pelos professores, funcionários e alunos, mas também com toda a sociedade.

Durante uma hora, o reitor, em entrevista à Parron, conversa sobre as atividades e os projetos de ensino, pesquisa, extensão da USP, explica questões administrativas da Universidade, comenta temas da atualidade e resgata fatos históricos dentro da seção “Túnel do Tempo”; além de responder ao vivo perguntas enviadas pelos ouvintes ao email do programa: radiousp.reitoria@usp.br

Este é o 11º prêmio APCA recebido pela Rádio USP, sendo que o primeiro foi em 1988.

(Foto: Ernani Coimbra)