Professor da Escola Politécnica fala sobre gestão de processos a servidores

02/04/2008 - Publicado há 16 anos

(Foto: Ernani Coimbra)

“Gestão de processos” foi o tema da palestra proferida a servidores da Universidade pelo professor da Escola Politécnica, Antonio Rafael Namur Muscat, no dia 2 de abril, na sala do Conselho Universitário, no prédio da Reitoria. O evento faz parte do ciclo de palestras promovido pela Seção de Treinamento e Desenvolvimento do Departamento de Recursos Humanos da USP.

Durante a palestra, Muscat ressaltou a importância da gestão de processos como elemento facilitador na busca de melhorias, tornando os processos mais eficientes e eficazes, e como um dos principas critérios para avaliação do Programa Gespública. Segundo o professor, a “gestão de processos auxilia em uma melhor compreensão da organização como um todo, com ênfase na seqüência de atividades realizadas, cruzando departamentos e níveis hierárquicos, até a saída dos serviços ou bens para atender o cliente final”.

O docente apresentou duas ferramentas essenciais para a gestão de processos — o fluxograma e o diagrama de causa e efeito — e citou como exemplo o trabalho de mapeamento dos processos do registro de diplomas de Graduação da Secretaria Geral, elaborado por docentes da Escola Politécnica, em conjunto com funcionários do setor, há cerca de três anos.